Edições anteriores
-
Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 6 n. 1 (2025)A revista Cadernos de Ensino, Ciências e Tecnologia (CEC&T) é um espaço acadêmico que publica artigos relevantes nas áreas de Geografia, Matemática, Química, Ciência da Computação e Física, abordando temas como metodologias de ensino, inovações tecnológicas e estudos interdisciplinares. Os artigos publicados esse ano 2025 estão explorando práticas pedagógicas, o uso de tecnologias digitais no ensino e a aplicação de conceitos científicos em contextos educacionais.
The journal Cadernos de Ensino, Ciências e Tecnologia (CEC&T) is an academic space that publishes relevant articles in the areas of Geography, Mathematics, Chemistry, Computer Science and Physics, addressing topics such as teaching methodologies, technological innovations and interdisciplinary studies. The articles published in 2025 are exploring pedagogical practices, the use of digital technologies in teaching and the application of scientific concepts in educational contexts.
-
Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 2 n. Especial (2023)Volume 2. Número Especial VI SECGEO ano 2023
Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa Semiárido e o Contexto Geoambiental
Tema: A CAPACIDADE ADAPTATIVA DA SOCIEDADE NO FLUXO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
-
Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 3 n. 5 (2022)Tema: O ENSINO, AS GEOTECNOLOGIAS E A PROTEÇÃO AMBIENTAL
-
Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 2 n. 4 (2021)Ao lançar a Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, com o tema “Ensino e Ciência”, vamos consolidar uma revista que tem destacado artigos aqui publicados com grande importância para o ensino e pesquisa das Ciências Geográfica, Química e Matemática. Assim, temos o Caderno de Geografia com nove artigos voltados as questões como Aulas remotas de geografia durante a pandemia; Análise espaço-temporal e sua ocupação no entorno de rios; A fragmentação do cerrado mato-grossense; A importância do cinema para as aulas de educação ambiental; A contribuição da educomunicação e os lugares educadores; Semeando saberes ancestrais; O ensino e as práticas docentes na geografia e o relato sobre a superação da vingança. O Caderno de Química se apresenta com 3 artigos envolvendo Nanotecnologia, Monitoria no ensino/aprendizagem de química e o Descarte e Gerenciamento de Resíduos. No Caderno de Matemática o uso de Jogos nas aulas de matemática. E como Ensaios o texto sobre a superação da vingança. O que motivou na escolha do tema da Revista foi a identificação quase integral com os artigos produzidos pelos autores que foram submetidos a revista para compor a 4ª edição da CEC&T, e, assim, o compromisso de manter o papel da Universidade Estadual do Ceará quanto ao ensino e a pesquisa. A Revista Cadernos de Ensino, Ciências e Tecnologia incentiva e permite a exposição e divulgação desse conhecimento através da publicação por meio digital pelo endereço https://revistas.uece.br/index.php/CCiT. Isso permite o acesso interativo a pesquisadores e alunos das mais diferentes instituições tornando público os resultados de suas pesquisas, contribuindo com a disseminação de conhecimento. Neste sentido, agrega-se a 4ª edição da CEC&T artigos com temas voltadas ao ensino e a pesquisa nas áreas de geografia, química e matemática. A consulta a revista possibilitará aprofundar o conhecimento de práticas de ensino e pesquisa envolvendo o lúdico, a tecnologia e a geotecnologia nas aulas do ensino básico e superior de geográfica, química e de matemática.
Prof. Luciano Moura Cavalcante
Coordenador da Revista CEC&T da UECE
-
Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 1 n. Especial (2019)A Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) da Universidade Estadual do Ceará, em seu primeiro volume, número especial, torna público a compilação de artigos elaborados por discentes, em nível de graduação, apresentados e avaliados no II Encontro de Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisas Semiárido e o Contexto Geoambiental - SECGEO e I Encontro da Rede de Saberes Geoambietais do Semiárido que ocorreu entre os dias 02 e 06 de Abril de 2018 no Auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus do Itaperi, realizados pelos Laboratórios de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LABGEO/UECE), coordenado pela professora Dr.ª Maria Lucia Brito da Cruz e de Geografia Física e Estudos Geoambientais (LAGEO/UECE), coordenado pelo Professor Dr. Marcos José Nogueira de Souza. A proposta desta edição é divulgar as produções acadêmicas acerca do quadro geoambiental do Semiárido brasileiro, abordando desde a dinâmica natural das paisagens na região até a discussão sobre novos valores e concepções na convivência com a semiaridez, oriundas de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Geografia e áreas afins. Deste modo, oportunamente convidamos aos professores e instituições parceiras para reforçar laços e meios de divulgação da produção científica através de artigos, relatos de experiencias, resenhas, ensaios, entrevistas, entre outras contribuições. Assim, desejamos, aos senhores e senhoras, uma excelente leitura.
Profa. Dra. Maria Lúcia Brito Cruz
Coordenadora da Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T)
-
Revista Cedernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 1 n. 2 (2019)O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, através de sua Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T), destaca que os artigos aqui publicados contribuirão para o ensino e pesquisa das Ciências Geográfica e Física. Assim, temos o Caderno de Geografia com vinte e nove artigos voltados a questões: das Políticas Públicas; Área de Preservação Permanentes; Cobertura e Uso da Terra; Clima Geomorfologia; Tecnologias em Sala de Aula; Diagnóstico do Meio Natural; Código Florestal; Rede Ferroviária; Geotecnologias do Ensino; Metodologia Lúdica do Ensino; Geoprocessamento; Impactos Ambientais; Sistemas e Subsistemas Ambientais; Contribuição de Jogos Digitais no Ensino; Impactos Socioambientais; Mineração de Caulim; Quantitativos e Qualitativos; Análise da Vulnerabilidade Vetores de Pressão; Educação Ambiental. E o Caderno de Física com um artigo envolvendo o tema inteligência múltipla.
-
Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
v. 1 n. 1 (2019)Neste primeiro semestre de 2019, o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE está lançando o primeiro número da Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) fruto de uma feliz iniciativa de alguns professores/ pesquisadores sob a liderança da Profa. Dra. Maria Lúcia Brito Cruz do Curso de Geografia. Nesse seu primeiro revista já nos apresenta uma característica de pluralidade e diversidade das áreas do conhecimento que traz em seus artigos publicados por professores/pesquisadores e seus orientandos. A perspectiva é de que a proposta apresentada nesta primeira edição se dissemine e se estabeleça pela adesão de novos produtores de ciências e tecnologias integrantes da comunidade acadêmica deste centro e que desejem se engajar colaborando com este projeto que se tornará por certo a vitrine onde exibiremos nosso saber, nosso fazer, nossa produção do conhecimento científico. Dessa maneira, agradecemos aos idealizadores e colaboradores que contribuíram para o nascimento da ideia e o sucesso deste primeiro número, e aos leitores que deverão mostrar assim o reconhecimento de toda a comunidade acadêmica.
Luciano Moura Cavalcante
Diretor Centro de Ciências e Tecnologia - CCT