APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) PARA ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA DO AÇUDE CASTANHÃO

Autores

  • Amanda Menezes de Albuquerque Universidade Federa do Ceará
  • Suiane Braz Silva Universidade Federa do Ceará
  • Marta Celina Linhares Sales Universidade Federa do Ceará

Palavras-chave:

Degradação. Sensoriamento Remoto. Cobertura Vegetal.

Resumo

O aumento da degradação ambiental de terras secas vem conduzindo à erosão dos solos e desertificação, o uso intenso e predatório dos recursos naturais nessas áreas acaba dificultando a sobrevivência das comunidades que vivem nessas regiões. O estado do Ceará tem cerca de 92% de seu território inserido no semiárido, a pesquisa foi desenvolvida na Área de Influência Direta do Açude Castanhão (AIC). Através do registro de imagens, tornou-se possível às análises de relacionamento entre localização espacial de alvos do meio ambiente, variação espectral da imagem e variação da cobertura vegetal dos solos. A utilização do sensoriamento remoto e de índices de vegetação como o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI), facilita a obtenção e modelagem de parâmetros biofísicos das plantas, como a área foliar, biomassa e porcentagem de cobertura do solo, fornecendo importantes informações sobre a Degradação Ambiental da área. Palavras-chave: Degradação. Sensoriamento Remoto. Cobertura Vegetal.

Downloads

Publicado

2019-01-30 — Atualizado em 2023-03-10

Versões

Como Citar

de Albuquerque, A. M., Silva, S. B., & Sales, M. C. L. (2023). APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) PARA ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA DO AÇUDE CASTANHÃO. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(Especial), 170–183. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/818 (Original work published 30º de janeiro de 2019)