CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PINDORETAMA-CEARÁ

Autores/as

  • Nândara Silva Costa
  • Davi Santos Bandeira
  • Rosilene Aires

Palabras clave:

Cartografia. Ensino de Geografia. Jogos Digitais.

Resumen

A cartografia compõe a disciplina de geografia e apresenta dificuldades na sua aprendizagem nas séries finais. Essa realidade foi constatada a partir de pesquisas realizadas em duas escolas localizadas no município de Pindoretama - CE. Dessa forma, este artigo enfatiza a importância das ferramentas digitais no ensino e na alfabetização cartográfica, tendo em vista a proximidade desses recursos ao estilo de vida da juventude atual. A metodologia foi desenvolvida a partir da aplicação de um questionário em duas escolas do referido município, são elas respectivamente: EMEF Olga Vale Albino e EEM Julia Alenquer Fontenele. Foram realizadas palestras abordando os conceitos chaves da cartografia e apresentou-se o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa”. Com as ações pedagógicas realizadas, notou-se que 65 % dos alunos do 6°ano desconhecem o que é cartografia, e 71% dos alunos de 1° ano do ensino médio desconhecem a linguagem cartográfica. Desse modo, analisando os dados obtidos, é perceptível a necessidade de intervenções no ensino desse conteúdo.

Publicado

2019-12-18 — Actualizado el 2023-03-13

Versiones

Cómo citar

Costa, N. S., Bandeira, D. S., & Aires, R. (2023). CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA CARTOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PINDORETAMA-CEARÁ. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 221–236. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2025 (Original work published 18 de diciembre de 2019)