ATIVIDADES LÚDICAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PIBID

Autores/as

  • Quitéria Francisca de Souza Neta
  • Daniel Dantas Moreira Gomes
  • Iaponan Cardins de Sousa Almeida

Palabras clave:

Atividades lúdicas. Educação básica. Geografia. PIBID.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância das atividades lúdicas como ferramenta no ensino de Geografia, apresentando as atividades desenvolvidas na educação básica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no município de Angelim-PE. As metodologias utilizadas foram a quantitativa e qualitativa, com o desenvolvimento de atividades lúdicas voltadas à Geografia e ao cotidiano dos alunos, aulas expositivas e de campo, e uso de questionários. Os resultados parciais obtidos foram condizentes com o esperado, principalmente na avaliação positiva dos alunos acerca das atividades desenvolvidas. As atividades lúdicas, de maneira geral, contribuíram para o desenvolvimento das potencialidades humanas dos estudantes e no enriquecimento dos saberes voltados à ciência geográfica como disciplina escolar e no entendimento do espaço geográfico.

Publicado

2019-12-18 — Actualizado el 2023-03-13

Versiones

Cómo citar

Neta, Q. F. de S., Gomes, D. D. M., & Almeida, I. C. de S. (2023). ATIVIDADES LÚDICAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PIBID. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 186–194. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2021 (Original work published 18 de diciembre de 2019)

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