EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO HORIZONTE PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA

uma experiência em Morro Branco (Beberibe-CE)

Autores/as

  • Vitória Alves Lima Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.52521/cecit.v5i6.14090

Palabras clave:

Educação Ambiental Crítica. Sociedade. Metodologias Ativas. Oficinas.

Resumen

No Brasil, a educação ambiental se desenvolveu no decorrer da década de 1980, limitada ao trabalho em âmbito institucional em escolas e universidades, restrita aos debates alarmistas e/ou desconexos. Especificamente no estado do Ceará, as práticas de educação ambiental são maioritariamente realizadas pelo governo do estado, possuindo como foco os municípios litorâneos. Em uma conexão com a realidade vivida, a praia de Morro Branco constitui-se em um dos receptáculos dessas ações, no entanto, a profundidade da abordagem e o alcance das práticas não satisfaz os anseios da comunidade. Com base na perspectiva crítica de educação ambiental, foi aplicada uma metodologia participativa para discutir problemas ambientais de forma horizontal, a partir de oficinas. Por meio na discussão acerca da existência de um nexo entre o turismo e os problemas ambientais destacados pela comunidade, conclui-se que os temas ambientais locais aproximam e possibilitam a participação ativa de moradores.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Alves Lima, V. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO HORIZONTE PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA: uma experiência em Morro Branco (Beberibe-CE). Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 5(6), 1–18. https://doi.org/10.52521/cecit.v5i6.14090