INTEGRANDO GEOGRAFIA E PSICOLOGIA AMBIENTAL NA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOCIOEMOCIONAL
Keywords:
Educação Ambiental. Educação Socioemocional. Geografia.Abstract
Inserida no tecido social, a escola desempenha um papel crucial ao promover uma Educação Ambiental dinâmica e engajada. Por meio de abordagens pedagógicas inovadoras e estruturadas, a escola, junto aos educadores, tem o potencial de cultivar uma consciência ambiental entrelaçada com valores de ética, responsabilidade, justiça e mutualidade. Este estudo visa explorar o impacto de práticas educacionais ambientais, enriquecidas por uma perspectiva socioemocional e fundamentadas nas teorias da psicologia ambiental, na formação de atitudes proativas em relação ao meio ambiente. A pesquisa se baseou em uma revisão teórica de artigos e periódicos científicos que focavam em educação ambiental, psicologia ambiental, profissionais da educação ambiental e aprendizado socioemocional, o levantamento bibliográfico foi realizado entre os meses de janeiro a março de 2024. A Educação Ambiental emerge como elemento vital para fomentar uma nova postura que reconecta o ser humano à natureza e à coletividade.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Socioemocional. Geografia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2024 Felipe Alan Souza SANTOS, Sr.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.