INTEGRANDO GEOGRAFIA E PSICOLOGIA AMBIENTAL NA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOCIOEMOCIONAL

Authors

Keywords:

Educação Ambiental. Educação Socioemocional. Geografia.

Abstract

Inserida no tecido social, a escola desempenha um papel crucial ao promover uma Educação Ambiental dinâmica e engajada. Por meio de abordagens pedagógicas inovadoras e estruturadas, a escola, junto aos educadores, tem o potencial de cultivar uma consciência ambiental entrelaçada com valores de ética, responsabilidade, justiça e mutualidade. Este estudo visa explorar o impacto de práticas educacionais ambientais, enriquecidas por uma perspectiva socioemocional e fundamentadas nas teorias da psicologia ambiental, na formação de atitudes proativas em relação ao meio ambiente. A pesquisa se baseou em uma revisão teórica de artigos e periódicos científicos que focavam em educação ambiental, psicologia ambiental, profissionais da educação ambiental e aprendizado socioemocional, o levantamento bibliográfico foi realizado entre os meses de janeiro a março de 2024. A Educação Ambiental emerge como elemento vital para fomentar uma nova postura que reconecta o ser humano à natureza e à coletividade.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Socioemocional. Geografia.

Author Biographies

Felipe Alan Souza SANTOS, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA), participante do Laboratório de Estudo e Pesquisa GMAPA. Professor de Educação Básica. E-mail: felipesantosprof@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4931-2481.

Alan Nunes ARAÚJO, Universidade Federal do Pará.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará –PPGEO/UFPA. Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará. Líder do grupo de Pesquisa GMAPA/ UFPA.alanaraujo@ufpa.br/ https://orcid.org/0000-0001-9962-8962

Published

2024-05-02

How to Cite

SANTOS, F. A. S., & ARAÚJO, A. N. (2024). INTEGRANDO GEOGRAFIA E PSICOLOGIA AMBIENTAL NA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOCIOEMOCIONAL: . Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 5(6), e12742 1:17. Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/12742