UMA ANALISE QUANTITATIVA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS:BAIXO JAGUARIBE

Authors

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar os usos das águas subterrâneas na sub-bacia do Baixo Jaguaribe no estado do Ceará. A pesquisa adotou procedimentos qualiquantitativos, com destaque para análise das portarias de outorgadas de usos da água, concedidas pelo Governo do Estado do Ceará, bem como trabalho de campo e análise bibliográfica-documental. Com isso, indicamos que, com a emergência da seca no ano de 2012, e a redução do aporte hídrico superficial, as frações de classe do agronegócio de frutas e camarão travaram uma corrida em direção aos aquíferos da região como alternativa para manter a reprodução econômicas dos seus investimentos. Ao passo que a fruticultura irrigada dominou o sistema Jandaíra-Açu, a carcinicultura monopolizou as águas oriundas do aluvião. Já os povos do campo foram os principais impactados pelo cenário de escassez, indicando que o evento da seca foi vivenciado desigualmente pelos grupos sociais que usam a água na sub-bacia analisada.

Author Biographies

José César Maia Filho, IFCE

Discente do IFCE (Limoeiro do Norte), onde graduo tecnologia em saneamento ambiental . Possuo formação complementar em Qgis Básico pelo IFCE (Limoeiro do Norte) e em Formação Inicial e Continuada de Educação Ambienta pelo IFCE(Jaguaribe). Possuo atuação nas seguintes áreas: Gestão de Recursos Hídricos, Gestão Hídrica e Águas Subterrâneas. ORCID 0009-0004-7522-7733

2 Diego Gadelha de Almeida, IFCE

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Mestre em Geografia pela mesma instituição. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE. Concentra suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas seguintes temáticas: Conflitos Territoriais; Agronegócio;Questão Agrária; Convivência com o Semiárido; Agroecologia

Published

2024-01-04

How to Cite

Maia Filho, J. C., & 2 Diego Gadelha de Almeida. (2024). UMA ANALISE QUANTITATIVA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS:BAIXO JAGUARIBE. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(Especial), 39–53. Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/12021