ARTE, GEOMETRIA E SIMETRIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TESSELAÇÃO DE ESCHER NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
matemática, interdisciplinaridade do conhecimento, didática, educação criadoraResumo
Abordar na sala de aula a harmonia que a geometria possui com outras áreas de conhecimento faz com que os discentes usem a criatividade e o raciocínio-logico, podendo ser explorado através da arte. Dentre tantos métodos de se fazer arte, Escher é um propulsor em brincar com seus mosaicos, usando a então chamada técnica de tesselação. O objetivo desse trabalho foi aplicar a técnica de tesselação, com alunos do 2º ano do ensino médio, no município de Frei Gaspar/MG. Para isso foi aplicada uma sequência didática com a definição de conteúdo, temas, atividades e duração, que foi implementada com os estudantes. Como resultados os alunos desenvolveram mosaicos, a partir da técnica de tesselação de Escher (‘’Técnica da Dentada’’), utilizando figuras geométricas e simetria. Obteve-se resultados qualitativos, percebendo-se o engajamento dos alunos presentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 1969 Joanderson de Almeida Reis, Lucelindo Dias Ferreira Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.