Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-06-15. Leia a versão mais recente.

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Thais Helena Nunes da Silva UECE
  • Bruna Gabriele de Oliveira Araújo
  • Maria Lúcia Brito da Cruz

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Ensino Fundamental II; Jogos.

Resumo

A construção de um profissional perpassa pela disciplina de estágio supervisionado. É o momento em que o discente, ainda na graduação, consegue maturar e consolidar sobre a sua futura profissão. Principalmente, durante o período da pandemia, o estágio supervisionado, se mostrou desafiador, pois não houve contato direto com os alunos ou com a professora supervisora. Mas, mesmo com todas as adversidades a disciplina de estágio foi vivenciada de maneira satisfatória, pois foi possível ver os desafios que o professor passa durante a execução de aula. O presente artigo, preocupou-se em compreender a importância do estágio supervisionado, nas turmas do 6° ano ao 8° ano do ensino fundamental II, além disso relatar como foi vivenciar o estágio durante a pandemia, pois as aulas encontravam-se de forma remota. A utilização de metodologias alternativas, também foi fundamental para o processo do estágio, pois demonstrou que apesar de o professor ter o domínio sobre várias metodologias, as vezes a infraestrutura da escola ou dos alunos não propiciar utilizar essas novas ferramentas. Foi utilizado, por exemplo, a plataforma Educandy para dinamizar as aulas, tendo em vista que estavam ocorrendo de forma remota. Para a estruturação e consolidação do estágio e desse artigo, foi necessário pesquisar sobre o ensino remoto, participar do planejamento junto a professora supervisora e propor novas ferramentas a serem utilizadas durante as aulas. Notou-se que a utilização do Educandy foi bem recebida por todos os alunos, auxiliando a dinamizar as aulas de Geografia. Por fim, observou-se que apesar de todas as dificuldades vivenciadas durante o período de pandemia, a professora supervisora conseguia consolidar os conteúdos trabalhados, por meio de várias ferramentas, como o Google Earth.

Biografia do Autor

Bruna Gabriele de Oliveira Araújo

Mestre em Geografia. Universidade Estadual do Ceará.

Maria Lúcia Brito da Cruz

Doutora em Geografia. Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Versões

Como Citar

Nunes da Silva, T. H., Bruna Gabriele de Oliveira Araújo, & Maria Lúcia Brito da Cruz. (2021). A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA DURANTE A PANDEMIA. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 132–149. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/5371