ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE CACHAÇAS DE ALAMBIQUE NOS MUNICÍPIOS DE ITAPIPOCA E VIÇOSA DO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Análise Físico-Química, Cachaça. Alambique, Itapipoca. Viçosa do Ceará

Resumo

A produção da cachaça está dividida em artesanal (oriunda de alambique) e industrial (coluna de destilação), onde ambas conquistam cada vez mais o mercado interno e externo brasileiro. O presente trabalho estabelece a caracterização físico-química de cachaças oriundas de alambique das regiões de Itapipoca e Viçosa do Ceará, com objetivo de avaliar os critérios de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de quantificações físico-químicas da acidez, teor alcoólico, cobre, ésteres e sacarose por técnicas instrumentais e titulométricas da química analítica. Foram coletadas amostras de cachaças de alambiques nos dois municípios com anuência dos proprietários. Os resultados revelaram que as características físico-químicas das cachaças analisadas se enquadram nos padrões regulamentados pelo MAPA. Conclui-se que as amostras analisadas estão de acordo aos padrões normativos do MAPA e verificou-se que o método de obtenção da cachaça artesanal e industrial, diferenciam-se nas quantidades dos compostos analisados, sendo assim notável que amostras artesanais apresentam menores quantidades de acidez, teor alcoólico, ésteres e sacarose se comparadas à amostra de origem industrial, influenciando nas características sensoriais das cachaças.

Biografia do Autor

Francisco Furtado Tavares LÍNS, UECE / FACEDI

Possui graduação em Quimica Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1996), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise de transferência de fase (CTF), adição de Michael, biodiesel e análise em cachaças artesanais. Desenvolve também projetos na área de educação informal no ensino de Química com a utilização da linguagem do teatro científico.

José Gelson Soares BRAGA, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Aluno de graduação do curso de Química da FACEDI-UECE. Atuante em programas de iniciação científica, iniciação à docência e projetos de extensões. Tem experiência na área de Química. 

Francisco Washington VAZ, Escola Patronato Nossa Senhora das Mercês

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2016). Tem experiência na área de Educação. Participa como colaborador em pesquisas de iniciação cientifica, como historiador.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

Líns, F. F., Soares Braga, J. G., & Vaz, F. W. (2024). ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DE CACHAÇAS DE ALAMBIQUE NOS MUNICÍPIOS DE ITAPIPOCA E VIÇOSA DO CEARÁ. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 5(6). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/12974