LOBISOMENS E LICANTROPIA: CRUZANDO E INTERCONECTANDO PRÁTICAS

Autores

  • Francisco Wellington Gomes Filho
  • Manoel Carlos Fonseca de Alencar

Resumo

Este estudo tem como intuito analisar histórias de lobisomens e casos de licantropia ocorridos em Limoeiro do Norte, Ceará (séc. XX) e em comunidades da França (séc. XVI e XVII). Através de uma convergência entre a história cruzada e a micro-história pudemos traçar e interseccionar uma série de variações: semelhanças e diferenças entre as práticas de transformação, as ações e interações realizadas pelas pessoas que se transformam em lobisomens. Pudemos notar que a agressividade e brutalidade encontrados nos casos franceses é uma peculiaridade não presente nas histórias dos lobisomens cearenses. Esses estão mais envolta de produzir um medo quando em confronto com pessoas que cruzam seu caminho. Desbravar esse imaginário da fera lupina entre duas temporalidades e espacialidades tão distintas nos propôs a compreender como cada história traz uma representação diversificada sobre a licantropia.

Biografia do Autor

Francisco Wellington Gomes Filho

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre pelo Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). E-mail para contato: wellingtongf20@gmail.com."

Manoel Carlos Fonseca de Alencar

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC)

Downloads

Publicado

2024-03-18