APONTAMENTOS SOBRE O USO DE MEMES COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

: (RE) PENSANDO A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Autores

  • Lorena Danielle Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ivana Veloso de Almeida

Palavras-chave:

História. Educação. Memes.

Resumo

Na nossa sociedade contemporânea midiatizada, os memes surgiram não só enquanto um novo gênero textual, mas também como fenômeno de comunicação. Em meio a essas transformações, o ambiente escolar passou a incorporá-los no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. O presente artigo tem como objetivo discutir alguns apontamentos teóricos-metodológicos para o uso didático dos memes no ensino de História. Recortamos como tema o contexto da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e apresentamos uma análise histórica tomando como fonte dois memes selecionados para esse propósito. Por fim, realizamos uma revisão bibliográfica pertinente ao tema e ressaltamos a nossa intenção em contribuir com os debates que problematizam sobre os desafios do ensino de História na atualidade.

Downloads

Publicado

2020-02-04