A IGREJA CATÓLICA CEARENSE NO CONTEXTO DE PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E LAICIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO (1889 - 1891)

Autores

Palavras-chave:

Proclamação da República, Laicização, Igreja Católica, Ceará

Resumo

No Brasil, o final do século XIX foi cenário de diversos acontecimentos políticos, econômicos, sociais e religiosos que, juntos, modificaram, sobretudo no campo religioso, alguns dos pressupostos da sociedade de então. Tomando como recorte temporal os anos 1889 à 1891, o presente artigo buscará analisar as ações desenvolvidas pela Igreja Católica, com ênfase no clero cearense, através da Diocese de Fortaleza, durante o processo de Proclamação da República e Laicização do Estado Brasileiro, que ocorreu em 15 de novembro 1889, com a derrubada da Monarquia. Para alcançar tal intento, utilizaremos como fontes principais os periódicos que circulavam na província do Ceará no recorte temporal estabelecido acima, dentre eles: O Cearense, O Libertador e Gazeta do Norte, que foram retirados da página virtual da Hemeroteca Nacional, além de alguns fragmentos provenientes das constituições republicanas, a provisória, datada de 1889, e a definitiva, promulgada em 1891. Em consonância a isso, usaremos, como aporte teórico-metodológico, as produções historiográficas, a exemplo de artigos, dissertações, teses e livros, que discorrem a respeito do assunto.

Biografia do Autor

MATHEUS MARTINS CARLOS, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, campus da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET.

JOSÉ OLIVENOR SOUZA CHAVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Pós – Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professor efetivo do curso de História da UECE/FAFIDAM. Tutor do PET de História.

Downloads

Publicado

2024-03-19