Avaliação Nacional de Alfabetização:
os resultados da escola brasil novo em macapá-amapá
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.4.4773Palavras-chave:
educação, avaliação, alfabetizaçãoResumo
Esse estudo faz uma abordagem sobre a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) na Escola Brasil Novo, situada no Município de Macapá, no Estado do Amapá. O objetivo geral é analisar o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA. E, como objetivos específicos contribuir para o processo de ensino nas instituições públicas brasileiras, analisar os resultados aferidos na aplicação da avaliação ANA na Escola Estadual Brasil Novo no período de 2014 a 2016, bem como investigar quais as possíveis dificuldades encontradas referentes aos critérios de avaliação da alfabetização. Nesse sentido, o que se pesquisa nessa escola é se de fato e de direito a alfabetização que se ensina nessa escola obtém as respostas satisfatórias atendendo às expectativas exigidas pela Avaliação Nacional de Alfabetização. Essa percepção está voltada para a compreensão de novos paradigmas em contraposição às dificuldades que os docentes enfrentam no cotidiano com esse perfil de aluno. Isso tudo porque a grande maioria desses professores ainda não estão devidamente preparados e/ou capacitados para lidar com cenário de novos conceitos avaliativos. Nesse sentido, justifica-se o referido estudo em se poder contribuir com os atuais gestores de educação. Assume-se, assim, um olhar crítico para contribuir com os mesmos. Dessa maneira, se fez necessária uma avaliação dessa política da educação, como meio de entender o desempenho e o esforço ao educando, de maneira a obter as condições de escolaridade para ser desenvolvido o conhecimento e habilidades na escola pública. Os resultados finais obtidos nessa pesquisa de campo são assim apresentados: que na avaliação nacional de alfabetização (ANA) na idade certa possui elementos que desencadeiam a importância das políticas públicas educacionais desenvolvidas no ensino, como oportunidade de desenvolver, não apenas o aluno que aprende, mas o docente que ensina, e também obtém todo o crescimento no ensino escolar e com reflexo no eixo social.
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