Avaliação Nacional de Alfabetização:

os resultados da escola brasil novo em macapá-amapá

Autores

  • Marciete das Neves Silva
  • Emanuel Freitas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.4.4773

Palavras-chave:

educação, avaliação, alfabetização

Resumo

Esse estudo faz uma abordagem sobre a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) na Escola Brasil Novo, situada no Município de Macapá, no Estado do Amapá. O objetivo geral é analisar o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA.  E, como objetivos específicos contribuir para o processo de ensino nas instituições públicas brasileiras, analisar os resultados aferidos na aplicação da avaliação ANA na Escola Estadual Brasil Novo no período de 2014 a 2016, bem como investigar quais as possíveis dificuldades encontradas referentes aos critérios de avaliação da alfabetização. Nesse sentido, o que se pesquisa nessa escola é se de fato e de direito a alfabetização que se ensina nessa escola obtém as respostas satisfatórias atendendo às expectativas exigidas pela Avaliação Nacional de Alfabetização. Essa percepção está voltada para a compreensão de novos paradigmas em contraposição às dificuldades que os docentes enfrentam no cotidiano com esse perfil de aluno. Isso tudo porque a grande maioria desses professores ainda não estão devidamente preparados e/ou capacitados para lidar com cenário de novos conceitos avaliativos. Nesse sentido, justifica-se o referido estudo em se poder contribuir com os atuais gestores de educação. Assume-se, assim, um olhar crítico para contribuir com os mesmos. Dessa maneira, se fez necessária uma avaliação dessa política da educação, como meio de entender o desempenho e o esforço ao educando, de maneira a obter as condições de escolaridade para ser desenvolvido o conhecimento e habilidades na escola pública. Os resultados finais obtidos nessa pesquisa de campo são assim apresentados: que na avaliação nacional de alfabetização (ANA) na idade certa possui elementos que desencadeiam a importância das políticas públicas educacionais desenvolvidas no ensino, como oportunidade de desenvolver, não apenas o aluno que aprende, mas o docente que ensina, e também obtém todo o crescimento no ensino escolar e com reflexo no eixo social.

Referências

AMAPA. Secretaria de Estado da Educação. Dados de Avaliação INEP. Macapá: SED, 2019.

BIAGGIO, A. M. Psicologia do Desenvolvimento. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. lei 8.069, de 13/08/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 13 ago.1990.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 13 jul. 1990.

SOUZA, M. G. F. U. “Coisinha”, “Anjinho” ou “Diabinho”: a criança aos olhos da professora pré-escolar. São Paulo: EdPUC, 1989.

FERREIRO, E. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Silva, M. das N., & Silva, E. F. da. (2020). Avaliação Nacional de Alfabetização:: os resultados da escola brasil novo em macapá-amapá. Inovação & Tecnologia Social, 2(4), 100–118. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.4.4773

Edição

Seção

Artigos