Da Luta pelo Território Pitaguary à Conquista da Educação Escolar Indígena
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.4.4769Palavras-chave:
território, educação escolar indígena, povo pitaguaryResumo
Os povos indígenas cearenses até a década de 1980 permaneceram invisibilizados na história e na sociedade cearenses. Entretanto, a partir da intensa mobilização dos povos indígenas vemos ressurgir os povos indígenas, lutando por terra, o respeito à identidade indígena, ao direito de ser e permanecer em seus territórios. Nessa seara, surgem outras pautas de luta e o direito à educação específica e diferenciada se entremeia à luta pelo território, tendo a escola o lócus de fortalecimento dos povos indígenas. A proposta metodológica pautou-se na análise qualitativa, a partir de pesquisa documental e bibliográfica; pesquisa de campo, para coleta dos dados, utilizamos entrevista semiestruturada e observação participante. Os registros foram organizados em diário de campo, em gravações das entrevistas, seguidos de análise das categorias recorrentes nos dados coletados, de modo a compreender a percepção dos sujeitos sobre a escola indígena para os Pitaguary e qual a importância dessa instituição no fortalecimento da luta pela terra. A pesquisa fundamentou-se, inicialmente, em torno das categorias: identidade, cultura e território, tomando como fundamentação teórica, para os estudos sobre identidade e cultura, os escritos de Hall (2002) e Silva (2004, 2017). Sobre território, utilizou-se as obras de Little (2004) e Gallois (2004).
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