O Adoecimento Docente na Rede Municipal de Educação de Sobral/(CE):

prevenção e políticas pública

Autores

  • Roberta de Carvalho Cesar Mestra em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rodrigo Santaella Gonçalves Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP e Professor do Instituto Federal do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.14.15152

Palavras-chave:

adoecimento docente, sobral, condições de trabalho

Resumo

Nesta pesquisa traremos à luz a problemática enfrentada pelos trabalhadores da educação, por  meio dela foi analisado a relação saúde/doença e as condições de trabalho dos docentes da rede municipal de ensino de Sobral. Para que  fosse  possível atingirmos o  objetivo proposto, foram utilizados como  fontes de informações, pesquisa bibliográfica e a valorosa contribuição de 90 professores respondendo um questionário e 18 professores participando de  entrevistas. Os resultados das análises estatísticas nos proporcionaram detectar que na rede existem indícios de queixas associadas ao adoecimento, bem como uma insatisfação salarial, necessidade de complementação de renda extra, pressão por cumprimento de metas de aprendizagem, e adoecimento mental (síndrome de burnout, síndrome do pânico e /ou alto estresse). Mas também encontramos uma rede onde os professores se dizem satisfeitos e motivados com a profissão que exercem.

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Cesar, R. de C., & Gonçalves, R. S. (2024). O Adoecimento Docente na Rede Municipal de Educação de Sobral/(CE): : prevenção e políticas pública. Inovação & Tecnologia Social, 6(14), 100–110. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.14.15152

Edição

Seção

Artigos