O Adoecimento Docente na Rede Municipal de Educação de Sobral/(CE):
prevenção e políticas pública
DOI:
https://doi.org/10.47455/2675-0090.2024.6.14.15152Palavras-chave:
adoecimento docente, sobral, condições de trabalhoResumo
Nesta pesquisa traremos à luz a problemática enfrentada pelos trabalhadores da educação, por meio dela foi analisado a relação saúde/doença e as condições de trabalho dos docentes da rede municipal de ensino de Sobral. Para que fosse possível atingirmos o objetivo proposto, foram utilizados como fontes de informações, pesquisa bibliográfica e a valorosa contribuição de 90 professores respondendo um questionário e 18 professores participando de entrevistas. Os resultados das análises estatísticas nos proporcionaram detectar que na rede existem indícios de queixas associadas ao adoecimento, bem como uma insatisfação salarial, necessidade de complementação de renda extra, pressão por cumprimento de metas de aprendizagem, e adoecimento mental (síndrome de burnout, síndrome do pânico e /ou alto estresse). Mas também encontramos uma rede onde os professores se dizem satisfeitos e motivados com a profissão que exercem.
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