O discurso midiático e a relevância da capa do habeas corpus do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no julgamento da prisão após a segunda instância no Supremo Tribunal Federal

Autores

  • Marcelo José do Monte Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • David Barbosa de Oliveira Professor na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará – UFC

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.4.10.10567

Palavras-chave:

análise de discurso, representações das mídias, relevância na capa do processo

Resumo

Este artigo tem como objeto a análise dos discursos produzidos pela mídia, no contexto dos julgamentos, sobre prisão após a segunda instância, do Habeas Corpus 152.752 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das Ações Declaratória de Constitucionalidade n° 43, 44 e 54. Para tanto, adotamos a abordagem metodológica da Análise de Discurso Crítica de Fairclough (2001). O estudo observou as representações do Jornalismo ante o julgamento de um processo envolvendo a figura política do ex-presidente da República. Como resultado, encontramos a construção de discursos ideológicos que expuseram a imagem e a credibilidade da justiça, sobretudo, pela relevância da capa processual e na repercussão da condenação ou não do ex-presidente Lula em um ano eleitoral.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Monte, M. J. do, & Oliveira, D. B. de. (2022). O discurso midiático e a relevância da capa do habeas corpus do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no julgamento da prisão após a segunda instância no Supremo Tribunal Federal. Inovação & Tecnologia Social, 4(10), 79–89. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.4.10.10567

Edição

Seção

Artigos