Políticas públicas e cotas raciais como instrumento de integração do negro a universidade

Autores

  • Júlio Rangel Borges Neto Mestre em Planejamento e Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Camila Holanda Marinho Doutora em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE

DOI:

https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.4.10.10544

Palavras-chave:

racismo, preconceito racial, universidade, cotas raciais, políticas públicas

Resumo

O Brasil foi um dos últimos países do mundo a libertar seus escravos. Depois de mais de três séculos de escravidão o legado que ficou foi o racismo e o preconceito racial na sociedade brasileira, não obstante o famoso Mito da Democracia Racial presente no clássico “Casa Grande e Senzala” tenha ajudado a camuflar tal realidade vivida pela maioria da população negra ou parda. hoje as coisas estão bem as claras. Seja como for experiências feitas de maneira meio incipiente e precária até chegar as políticas públicas de cotas raciais nas universidades públicas federais brasileiras ajudaram a pacificar as coisas. No mesmo caminho foi o Estatuto da Igualdade Racial criado em 2010. As Universidades Federais que sempre foram tidas como lugar de brancos passaram a receber grandes levas de estudantes negros e pardos através de suas seleções pelo Sistema de Cotas Raciais, dentro deste espírito o presente artigo se propõe investigar até onde as políticas públicas de cotas raciais integram o negro á universidade e a sociedade.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Borges Neto, J. R., & Marinho, C. H. (2022). Políticas públicas e cotas raciais como instrumento de integração do negro a universidade. Inovação & Tecnologia Social, 4(10), 66–78. https://doi.org/10.47455/2675-0090.2023.4.10.10544

Edição

Seção

Artigos