Instalação de um Jardim Sensorial na FAFIDAM/UECE: inclusão e promoção da educação não formal

Instalação de um Jardim Sensorial na FAFIDAM/UECE

inclusão e promoção da educação não formal

Authors

Keywords:

Inclusão, Impercepção Botânica, Educação Ambiental, Plantas

Abstract

O Jardim Sensorial (JS) é um espaço de educação não-formal onde estudantes e os demais membros do corpo civil podem entrar em contato com a natureza, sobretudo a diversidade vegetal, por meio dos cinco sentidos (tato, olfato, visão, paladar e audição), tornando-se assim uma ferramenta importante na superação da impercepção botânica. Desse modo, a pesquisa objetiva relatar a experiência de instalação de um JS na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), Limoeiro do Norte – Ceará, e que possui como foco a inclusão de pessoas com deficiência, física ou intelectual, no contexto educacional regular, bem como a promoção da Educação Ambiental no ambiente acadêmico. Enquadra-se como relato de pesquisa aplicada e abordagem qualitativa, que foi desenvolvido durante os meses de março a dezembro de 2023, com envolvimento de bolsistas do projeto de extensão aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex/UECE), professores voluntários e acadêmicos de diferentes cursos da Fafidam. Logo, foram construídos três espirais e um canteiro, cada uma com plantas referentes aos sentidos da visão, paladar, tato e olfato, respectivamente. O espaço tem propiciado a comunidade acadêmica um contato com elementos naturais, que amplia seu processo de estímulos educativos, tornando essencial nas atividades práticas de inclusão no meio educacional.

Published

2025-02-27

How to Cite

Marques, D., Andrade dos Santos, J., Nobre Moreira, A., da Silva Araújo, A. A., Andrade Rodrigues, A. R., & Lunguinho Leite, R. (2025). Instalação de um Jardim Sensorial na FAFIDAM/UECE: inclusão e promoção da educação não formal . Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 2(1). Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/15081

Issue

Section

Relato de Experiência
Loading...