Ações Extensionistas no Interior do Ceará
ampliando o acesso à In/Formação sobre Acessibilidade e Inclusão na UECE
Keywords:
Educação especial, Ensino Superior, Extensão universitáriaAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar a primeira fase do Projeto de Extensão “Elaboração e Disseminação de Materiais (In)Formativos sobre Acessibilidade e Currículo Inclusivo na Educação Superior”. O projeto articula-se com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAAI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), justificando sua relevância na necessidade de fortalecimento das ações no NAAI, sobretudo, no que refere-se ao acesso à informação docente para planejar práticas pedagógicas inclusivas. É comum, por parte do professorado, a expressão de lacunas na sua formação na área de educação inclusiva, bem como alguns desses docentes demonstram sensibilidade e interesse em aprender sobre a área para melhorar o seu planejamento. Pensando nisso, o percurso metodológico do projeto constitui-se no estudo referencial sobre a área de inclusão; no mapeamento das condições locais de acessibilidade/barreira e, a partir desses dados, na ação de extensão de produção e disseminação de cartilhas para fundamentar encontros, com a comunidade universitária, com o intuito de informar sobre acessibilidade à luz de proposições para melhoria das condições locais. Os resultados iniciais do projeto demonstram que não há registro institucionais sobre as condições de acessibilidade da infraestrutura da UECE, no campus de Limoeiro do Norte. Além disso, os discentes envolvidos no projeto revelam desconhecer os princípios da acessibilidade aplicados ao contexto universitário; aspectos que reforçam a necessidade de (in)formar a comunidade universitária sobre saberes em Educação Inclusiva
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jackeline Susann Souza da Silva, Rayanne da Silva Barbosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.