Brincando e Desenvolvendo as Funções Executivas
Relato de Atividade de Extensão Realizada Numa Brinquedoteca Universitária em Salvador-BA
Palavras-chave:
Atividades de Extensão, Infância, Brincadeiras educativas, Desenvolvimento cognitivo, PsicologiaResumo
O isolamento social durante a pandemia do Covid-19 trouxe diversas consequências negativas ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Portanto, é necessário estimular as funções cognitivas através de atividades lúdicas, evitando repercussões escolares, sociais e para a qualidade de vida. Destaca-se a importância das funções executivas, domínio cognitivo fundamental para o desenvolvimento do comportamento, cognição e habilidades socioemocionais. Objetivos: realizar atividade de estimulação cognitiva em escolares com baixa condição socioeconômica que vivenciaram o período de isolamento social por meio de uma extensão universitária. Métodos: As funções executivas foram estimuladas a partir da adaptação de atividades do Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX), duas vezes por semana com crianças de uma brinquedoteca que vivenciaram a pandemia da Covid-19. Resultados: As crianças desenvolveram sua autonomia, através da Zona de Desenvolvimento Proximal, passando a realizar atividades sozinhas, bem como a auto e hetero regulação emocional, desenvolvimento autoconhecimento, habilidades sociais e flexibilidade cognitiva. Conclusões: O estímulo das funções executivas foi importante para seu aprimoramento, assim como para a auto e hetero regulação, de modo que houve um bom aproveitamento para as extensionistas e as crianças, apesar das limitações envolvidas no processo, como espaço reduzido e declínio da assiduidade dos participantes.
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Copyright (c) 2024 Isadora Reis de Jesus Santos, Maria Clara Gurgel Barreto de Jesus , Clara Casé Carvalho, Ana Júlia Matos de Jesus Santos, Camila Barreto Bonfim
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