A formação cidadã em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza e a busca de integração da escola com uma cidade educadora e seu “currículo oculto”

A formação cidadã em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza e a busca de integração da escola com uma cidade educadora e seu “currículo oculto”

Autores

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Cidade, Espaço urbano, Cidades educadoras, Fortaleza

Resumo

Uma escola não pode estar deslocada da realidade na qual está inserida, principalmente quando situada numa metrópole desigual como Fortaleza. A cidade educa, nem sempre da forma correta, pois a cidade tem “seu currículo oculto”, que ensina na vida cotidiana. A escola, por sua vez, tem como uma de suas primícias formar cidadãos para viverem, trabalharem e atuarem na cidade. Um diálogo entre esses dois espaços é necessário, e o ensino de Geografia com suas temáticas, tais como: cidade, espaço urbano e a formação cidadã e crítica, têm importância central nesse processo. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estabelecer possibilidades de articulações entre a educação impetrada pela cidade com a desenvolvida na escola, a partir da abordagem da cidade e do espaço urbano nas aulas de Geografia, que vai ao encontro da concepção da cidade educadora, tendo como campo de prática duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza.

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Publicado

12/23/2024

Como Citar

Amorin , W. V., de Assis, C. J., & Garcêz e Silva, N. C. (2024). A formação cidadã em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza e a busca de integração da escola com uma cidade educadora e seu “currículo oculto”. Extensão Viva! - Revista De Extensão E Cultura Da UECE, 1(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/extensaoviva/article/view/14631
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