A Comissão de Socorros Públicos no Piauí no contexto da seca no período oitocentista (1877-1879)

Autores

  • Lucas Clementino Feitosa Pinheiro Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Gleison da Costa Monteiro Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

comissão de socorros públicos;, seca;, migrantes;, trabalhadores livres.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações acerca da Comissão de Socorros Públicos no Piauí dentro do contexto da seca no Piauí oitocentista tendo por objeto de estudo os trabalhadores livres e migrantes na grande seca do triênio de 1877-1879. Procuramos investigar e problematizar como foi a atuação dessa Comissão naquele contexto de seca e calamidade pública. Além disso, também analisamos os diversos requerimentos dos migrantes que chegavam das mais diversas localidades fugindo da seca. Por fim, este artigo é resultado de um estudo que problematiza os discursos de assistencialismo e progresso tão difundidos naquele período como meios para justificar a exploração dessa massa de trabalhadores livres e migrantes.

Biografia do Autor

Lucas Clementino Feitosa Pinheiro , Universidade Federal do Piauí

Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí, UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. E-mail: luscasfeitosa@gmail.com. Telefone: (89) 99994-2340.

Francisco Gleison da Costa Monteiro , Universidade Federal do Piauí

Docente da Universidade Federal do Piauí/CSHNB, doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do Projeto de Extensão “Restauração, Catalogação e Digitalização de documentos eclesiásticos das cidades de Oeiras, Picos e Jaicós”, Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História do Piauí Oitocentista/ CNPq e Membro do Núcleo de Pesquisa e Documentação em História (NUPEDOCH). E-mail: gleison.monteiro@ufpi.edu.br. Telefone: (86) 99409-6362.

Publicado

2024-06-30