Apresentação
Resumen
A historiografia contemporânea já vem enriquecida pelo menos a três décadas por estudos no campo da cultura escrita. Cada vez mais a literatura, a imprensa, o livro, os intelectuais, entre outros elementos relacionados ao letramento, têm mostrado que as sociedades fizeram uso das atividades do intelecto como ferramentas de poder, reinvindicação, inserção e afirmação de experiências ao longo da história. Desta feita, o presente número da Embornal – Revista Eletrônica da ANPUH-CE se ateve ao exercício das “práticas letradas” ou as ações cotidianas de letramento, compreendidas como aquelas realizações em torno da difusão das ideias e visões de mundo e de sociedade. Trata-se da leitura e dos leitores, da impressão e circulação dos livros, revistas e jornais, dos debates realizados nas associações e grêmios literários, científicos e filosóficos, bem como, da produção intelectual ordinária que são as experiências, práticas e realizações do saber letrado1 . Estes são territórios de lutas, embates e disputas por exercício de poder e capital simbólicos2 . Em geral, os artigos que ora se apresentam compõem a produção científicas realizada no seio do eixo de pesquisa “Práticas Letradas” 3 do grupo “Práticas Urbanas”4 (GPPUR-DGP/ CNPQ).