O COLÉGIO JESUÍTA ENTRE A COMPOSIÇÃO DE IDEIAS E SONS NA BAHIA COLONIAL

Autores/as

  • Diego Luiz Ribeiro de Almeida UPE
  • Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo UPE

Palabras clave:

Cultura letrada, Música, Indígenas, Jesuítas

Resumen

Neste trabalho, buscamos apontar a função sociocultural do Colégio Jesuíta da Bahia no Brasil Colonial, especialmente no que se refere à formação intelectual e catequese indígena. Por ser uma instituição de ensino que também atendia o público leigo, ou seja, cristãos e convertidos que não pertenciam às camadas eclesiásticas da igreja católica, o colégio da Bahia participava ativamente da vida política da então capital da colônia. Dessa forma, nos baseamos principalmente na proposta de Gouvêa, Frazão e Santos (2004) acerca das redes de poder e conhecimento, bem como a formação de círculos letrados idealizada por Souza (2015). Além deste referencial bibliográfico, usaremos também a análise de fontes primárias escritas por padres que estiveram no colégio, como Fernão Cardim e Cristóvão Valente. Com isso, esperamos demonstrar a fundamental importância do Colégio da Bahia neste recorte específico, como um importante polo na estrutura da colônia portuguesa nas américas.

Biografía del autor/a

Diego Luiz Ribeiro de Almeida, UPE

Graduando no curso de Licenciatura em História pela UPE – Campus Garanhuns e bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) com o subprojeto Práticas musicais em colégios das capitanias do Norte entre fins do século XVI e início do XVII. E-mail: diego.luiz@upe.br.

Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo, UPE

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas e orientadora do projeto de Iniciação Científica intitulado Entre fronteiras coloniais e imperiais: Indígenas na formação histórica de Pernambuco, do qual o aluno bolsista acima faz parte. Coordenadora e professora adjunta do Curso de Licenciatura em História da UPE – Campus Garanhuns e colaboradora do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI). E-mail: karina.melo@upe.br.

Publicado

2023-10-17

Número

Sección

ARTIGOS