CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE HISTÓRIA E A SALA DE AULA

Autor/innen

  • Mônica Emanuela Nunes Maia
  • João Alexandre Filho

Schlagworte:

Formação docente; Ensino de História; PIBID História FAFIDAM/UECE.

Abstract

O presente artigo tem a finalidade de fomentar o debate entre concepções e confluências de História e teorias pedagógicas na formação e prática docente. A metodologia para a elaboração desse artigo parte de leituras da historiografia acerca da temática da formação, das experiências na educação básica, e dos relatos de licenciandos sobre suas preocupações acerca da formação docente no curso de licenciatura em História da FAFIDAM. Priorizamos os referenciais teóricos constituídos em Paulo Freire para pensar a formação docente numa perspectiva ampla; José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani para a compreensão das concepções pedagógicas; Selma Garrido Pimenta, Miguel G. Arroyo na perspectiva da formação docente direcionada a uma ação docente mais humanizada; José D’Assunção Barros com a reflexão sobre a teoria da história; e Maria Auxiliadora Schmidt para a compreensão da educação histórica.

Veröffentlicht

2018-12-04