PESQUISA EM BASE DE DADOS:

ANALISANDO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA

Autor/innen

  • Joilson Silva de Sousa Colégio Estadual Rui Barbosa

Schlagworte:

Estado da questão, Bases de dados, História e Cultura Indígena

Abstract

Realizamos uma investigação tendo como princípio a definição do objeto que servira de guia, na busca do que se pretende averiguar. Portanto, a elaboração do Estado da Questão (EQ), contribui para a descoberta e/ou redefinição dos caminhos de pesquisa. Destarte, o objeto desse escrito foi elaborado pelo EQ tendo por alvo os saberes docentes ligados a temática indígena. A pesquisa de caráter bibliográfico, teve como fundamento teórico-metodológico, os escritos de Minayo (2015), Nóbrega-Therrien (2010), artigos científicos da Associação Nacional de História – ANPUH e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. A pesquisa realizada evidencia a especificidade do objeto de estudo, sendo neste mapeamento, foram escolhidos descritores que pudessem apresentar as categorias de pesquisa. Enaltecemos a importância do EQ, por auxiliar pesquisadores no planejamento de investigações, sendo sinalizadores do aspecto de originalidade necessário as pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

Autor/innen-Biografie

Joilson Silva de Sousa, Colégio Estadual Rui Barbosa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Colégio Estadual Rui Barbosa; joilsondesousa@hotmail.com.

Veröffentlicht

2023-10-01

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS