VESTINDO UMA CIDADE: A IMPORTÂCIA DOS ELEMENTOS DA VESTIMENTA NA FORTALEZA DOS ANOS DE 1925 E 1926

Autores

  • Erica Souza Pinto

Palavras-chave:

Tradição e consumo, modos de vestir, publicidade.

Resumo

No presente trabalho, propomos um debate acerca do consumo de elementos da vestimenta ligados à moda européia que entendemos aqui como peças de roupas, tecidos, acessórios, sapatos e afins, e sua relação com os modos de vestir da sociedade fortalezense, buscando entender como se deu em Fortaleza o processo de aquisição e uso de artigos com influência de países como França e Inglaterra, pelos membros da parcela mais abastada da capital alencarina, durante os anos de 1925 e 1926. Para tal, analisamos os anúncios publicitários de estabelecimentos comerciais locais, as fotografias dos membros da sociedade, e as colunas sociais publicadas nas revistas de variedades Ceará Illustrado, a Ba-Ta-Clan e A Jandaia durante o período em questão. Tais fontes nos possibilitam entender as relações comerciais existentes em Fortaleza, além de identificar o que era consumido e o impacto deste consumo nas relações socioculturais desta Capital.

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Publicado

2015-10-07