OS (DES)USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Livro didático; Ensino de História; Escola; Ensino Médio; Educação.Resumo
Este artigo aborda sobre os usos ou desusos do livro didático nas aulas de História do Ensino Médio. Objetivamos analisar como o livro didático é utilizado no cotidiano escolar. Para alcançarmos nosso intuito fizemos uma pesquisa de campo em uma escola pública localizada no Centro de Quixadá, Sertão Central do Ceará, na qual observamos de forma direta 22 aulas de História, no período de março a junho de 2015. Dialogamos com Fonseca (2003), Caimi (2010), Knauss (2011), Silva (2014) dentre outros, que consideram o livro didático um instrumento pedagógico relevante no processo de ensino e aprendizagem escolar. Os dados obtidos em nossa pesquisa empírica mostram um paradoxo: o livro didático de História ocupa um lugar de destaca nas explicações dos conteúdos, contudo é subutilizado, pois as diferentes seções e as iconografias que compõem os capítulos não são exploradas.