ESTÁGIO E FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: REFLEXÕES SOBRE A GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Autores

  • Halferd Carlos Ribeiro Júnior

Palavras-chave:

Ensino de História; Formação de Professores; Estágio; História da Metodologia do Ensino de História; Prática de Ensino.

Resumo

O tema apresentado e discutido foi construído a partir de uma demanda: qual a dinâmica da realidade escolar em que está inserida a Universidade Federal da Fronteira Sul? As reflexões acerca dessa indagação, serviram de lastro para a organização das disciplinas de ensino de história das graduações de História e Pedagogia. O objetivo é apresentar reflexões sobre o estágio e a formação inicial do docente de história. Para a compreensão da realidade escolar, foi perscrutado a memória dos alunos e os relatos dos estágios desenvolvidos nas escolas da Região do Alto Uruguai; para a reflexão docente, foi discutido com os acadêmicos a história da metodologia do ensino de história, e as atuais discussões sobre a metodologia do ensino de história. Esse trabalho realizado, procurou dar subsídios para uma prática pedagógica atenta as demandas dos alunos e teoricamente bem fundamentada.

Downloads

Publicado

2015-01-05