FORMAÇÃO NO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE O FAZER-SE PROFESSOR

Autores

  • Fátima Maria Leitão Araújo
  • Severino Clayton Lourenço da Silva

Palavras-chave:

Curso de História; Formação de professores; Professor de História; Diretrizes Curriculares; Fazer-se professor.

Resumo

O presente artigo aborda os dilemas e desafios que persistem no seio da universidade quanto à formação do professor historiador. Para a consecução dos objetivos propostos pela escrita, adentramos o espaço concreto da formação, onde na dinâmica do processo ensino-aprendizagem nos deparamos com as contradições que permeiam o cotidiano dos graduandos. Neste exercício reflexivo trazemos as falas de estudantes que estavam e estão no processo do fazer-se professor de História no Curso de Licenciatura em História, Campus do Itaperi, UECE- Fortaleza. As falas advêm de dois momentos específicos, o primeiro refere-se aos anos de 2008/2009 e o segundo, o ano de 2015. Foram coletados depoimentos por meio do método da história oral a estudantes do referido curso que, ao tempo em que realizavam a graduação, exerciam o mister de professor de História no Projeto Nascente, os quais denominamos estudante-professor. As falas/depoimentos coletados neste ano de 2015, emergem do Portfólio, trabalho produzido por estudantes do 3º semestre na disciplina de Didática do Ensino de História.

Downloads

Publicado

2015-01-05