A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR - HISTÓRIA - FUNDAMENTAL I

Autores

  • Liliane Pereira Sousa FSA; UNIR;

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Políticas Públicas, Negro, Imagens

Resumo

O trabalho está inserido no âmbito dos estudos sobre as relações raciais e educação, sob a perspectiva de buscar uma melhor compreensão dos fatores infraescolares responsáveis pela não valorização do negro e dos elementos afrodescendentes na cultura brasileira. Assim, a análise propõe uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico de cunho metodológico compreensivo (GUERRA, 2006), a partir da análise de livros do componente Curricular-História dos PNLDs de 2010 a 2014. A análise aqui realizada faz uma reflexão sobre o tratamento dado aos elementos de obrigatoriedade da Lei 10. 639/03, tendo também como referências as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira. Verificando assim, as mudanças, ou a não existências delas, em relação ao conceito do “ser negro”, como também detectar o tratamento didático relativo à diversidade e a valorização da população negra como partícipes da construção da identidade nacional brasileira. Os resultados encontrados nos livros interpretados nos apontam que, ocorreram modificações significativas em relação às ilustrações, mostrando a imagem do negro de maneira positiva.

Biografia do Autor

Liliane Pereira Sousa, FSA; UNIR;

O trabalho está inserido no âmbito dos estudos sobre as relações raciais e educação, sob a perspectiva de buscar uma melhor compreensão dos fatores infraescolares responsáveis pela não valorização do negro e dos elementos afrodescendentes na cultura brasileira. Assim, a análise propõe uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico de cunho metodológico compreensivo (GUERRA, 2006), a partir da análise de livros do componente Curricular-História dos PNLDs de 2010 a 2014. A análise aqui realizada faz uma reflexão sobre o tratamento dado aos elementos de obrigatoriedade da Lei 10. 639/03, tendo também como referências as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira. Verificando assim, as mudanças, ou a não existências delas, em relação ao conceito do “ser negro”, como também detectar o tratamento didático relativo à diversidade e a valorização da população negra como partícipes da construção da identidade nacional brasileira. Os resultados encontrados nos livros interpretados nos apontam que, ocorreram modificações significativas em relação às ilustrações, mostrando a imagem do negro de maneira positiva.

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

ARTIGOS