HISTÓRIA E MEMÓRIA ESCOLAR DE JOVENS ENCARCERADOS EM UM MUNICÍPIO DO MARAJÓ – PARÁ
Palavras-chave:
Histórias, Memórias, Escola, Criminalidade, EncarceradosResumo
O presente artigo trata-se de resultado de pesquisa que culminou em Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa teve como objetivo narrar e reconstituir histórias e memórias escolares de jovens encarcerados em um município do Marajó – Pará; bem como, analisar as contribuições da escola e as representações deixadas por ela à vida desses jovens. Quanto à abordagem, utilizamos a pesquisa qualitativa, com os objetivos de uma pesquisa exploratória e procedimentos de uma pesquisa etnográfica. Como interlocutores, foram selecionados 05 (cinco) jovens encarcerados no Centro de Recuperação Regional de Breves (C.R.R.B) que também funciona como Unidade Penitenciária da Região do Marajó (U.P.R.M). Os dados foram obtidos por meio de análise documental e pela entrevista com roteiro semiestruturado. Os resultados da pesquisa apontaram que os jovens trazem histórias e rememorações semelhantes quanto as suas vidas; apresentam os seus desafios diante de fatores internos e externos que contribuíram para evasão escolar e para suas inserções na criminalidade. Apontam ainda o desejo desses jovens, de voltar às atividades escolares e para a escola, visto que, a partir da situação atual que se encontram, perceberam que a escola contribuía positivamente em suas vidas.
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