DITOS E ESCRITOS SOBRE OS ESTUDOS AMAZÔNICOS, NO ENSINO BÁSICO, DO ESTADO DO PARÁ
Palavras-chave:
Educação, Estudos Amazônicos, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo analisa discursos escritos e falados, acerca da disciplina escolar da rede pública do ensino básico, do Estado do Pará, chamada de “Estudos Amazônicos”. Componente curricular obrigatório do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental, e do 2º ano, do ensino médio da rede pública de ensino, que busca cumprir os dispositivos legais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 (LDB), em seu Art. 26, no tocante aos estudos regionais. No aspecto metodológico foi feita uma revisão de literatura sobre o tema, e também, uma pesquisa de campo, em que foram entrevistados professores e professoras que trabalham com esta área de conhecimento, com uso da História oral, Alberti (2007) e também Análise do Discurso, Foucault (1996). Constatou-se que a disciplina oferta aulas, em sua maioria, de História Regional e faz uma leitura disciplinar da região Amazônica, e que também, há uma ausência de material pedagógico, como livros didáticos, e cursos de formação continuada para os professores da área.
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