CORRELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE PROLACTINA E O TIPO DE PARTO EM CABRAS SPRD
Parole chiave:
Prolactina, Cabra, ReproduçãoAbstract
A secreção de prolactina é estimulada pela gestação, amamentação e manipulação das tetas, sono, estresse, ocitocina e outros fatores. A influência mais importante sobre a secreção de prolactina consiste na combinação da gestação, estrógenos e aleitamento. Em cabras SPRD os níveis séricos de prolactina observados no 100º dia de gestação, ao parto e no 23º dia pós-paito foram de 1,03±0,12; l ,66±0,2S ; e 0,98±0,20 ng/ml, respectivamente . Houve diferença significativa entre os níveis de prolactina no dia do paito e nos dias subsequentes (p <O,OS). Não houve relação entre os níveis séticos de prolactina no pré e pós-parto e o tipo de parto (simples ou duplo) (p >O,OS) . Conclui-se que a evolução da secreção de prolactina não é regulai·, sugeiindo que a mesma seja de fo1ma pulsátil ao longo do peliodo gestacional, mantendo-se com maior regularidade durante o pós-paito.
Riferimenti bibliografici
ANDRADA, A. D. Técnicas de control de la reproducción . ln: ANDRADA, A. D.; MARTÍNEZ, C. F.; LÓPEZ, A S. (Ed.).
Ganado Caprino: Producción, Alin1entación y Sanidad. Mad1id : Editorial Aglicola Espafiola, 2004 . p. 49-72 .
BECKERS , J. F.; ZARROUK, A.; BATALHA , E. S.; GARBAYO, J . M.;
MESTER, L.; STENCI, O. Endoc1inology of pregnancy: ch01ionic somatotropins and pregnancy-associated glycoproteins : Review. Acta Veterinaiia Hungarica, v. 46, n. 2, p. 175-189. 1998.
BYATT, J. C.; WARREN, W. C.; EPPARD,
P. J.; STATEN, N. R.; KRIVI, G. G.; COLLIER, R. J. Ruminant placenta! lactogens: structure and biology.Journal of Animal Science, v. 70, n. 9, p. 2911-23. 1992.
CHARTIER, C.; HOSTE, H.; BOUQUET, W.; MALPAUX , B.; PORS, I.; KOCH, C.
Pe1ipaiturient iise in fecal egg counts associated with prolactin concentration increase in French Alpine dairy goats.