DESCEMETOCELE NO OLHO ESQUERDO DE EQUINO
Palabras clave:
Descementocele, paralisia, equinoResumen
O objetivo deste relato é descrever um caso de descementocele decorrente de paralisia facial em um equino macho da raça equina brasileira. A paciente deu entrada no Centro Veterinário do Harafah Horse Riding Center, apresentando traumatismo craniano e dificuldade de locomoção e equilíbrio. Através de anamnese e exames complementares, foi relatado que o animal apresentava Otite média devido a infecção por Staphylococcus Coagulase positivo. Como consequência dessa enfermidade o animal em questão apresentou uma paralisia facial do lado esquerdo e com isso uma paralisia em suas pálpebras, prejudicando a lubrificação do olho esquerdo do animal, causando assim ulceração da penúltima camada da córnea, evidenciando a Descementocele. Diante disso, o cavalo foi encaminhado para tratamento com antibióticos e suporte medicamentoso, como forma de tratamento. Este relato enfatiza a importância de um diagnóstico rápido e correto desta doença, que foi determinante para o estabelecimento de tratamento adequado e recuperação do animal em questão.Citas
LAVACH, J.D. Large animal ophthalmology. St Louis: Mosby, 1990. 395p.
JACINTO, K.D.; RODRIGUES, B.M.; XAVIER, N.S.P; CAMPOS, W.N.S.; TRAVAGIN, D.R.P. Flap conjuntival para tratamento de descemetocele em cão: relato de caso. CONCCEPAR. 1.: Anais VII CONCCEPAR: Campo Mourão, PR.
GILGER, B.C. Diseases of cornea and sclera In: ANDREW, S.E., WILLIS, A.M. Equine Ophthalmology. 2ª ed. St. Louis: Elsevier Saunders, 2005. p.157-251.
MAGGS, D.J.; MILLER, P.E.; OFRI, R. Fundamentals of Veterinary Ophthalmology. 4ª ed. St. Louis: Saunders Elsevier, 2008. p.175-202.
SLATTER, D. Fundamentos em oftalmologia veterinária. 3ª ed. São Paulo: Roca, cap.11, p.283-338, 2005.