INCIDÊNCIA DE BRUCELOSE BOVINA EM MACHOS DESTINADOS À REPRODUÇÃO, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS
Schlagworte:
soroaglutinação, 2-mercaptoetanol, reprodutores, PNCEBTAbstract
Com este trabalho avaliou-se a incidência de reprodutores bovinos sororreagentes a Brucellaabortus no município de Uberlândia, em 16 propriedades. Foram examinados 220 reprodutores de gado de corte, com idade superior a oito meses destinados a reprodução. As amostras de sangue foram submetidas ao diagnóstico da brucelose seguindo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Em cada amostra foi realizada a prova do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e foram detectados sete animais reagentes. Os mesmos foram submetidos ao teste confirmatório , 2-Mercaptoetanol (2- ME), no qual três foram identificados positivos. Concluindo que a incidência de brucelose no município de Uberlândia , Minas Gerais, em machos bovinos com mais de oito meses de idade destinados à reprodução foi de 1,36%.
Literaturhinweise
AGUIAR, D.M., RIBEIRO, M.G., BRITO, A.F., PESSOA, V.M. Soroaglutinação, sêmen plasma aglutinação e exame Andrológico no diagnóstico da bmcelose em machos bovinos. Arquivo do Instituto Biológico, v.68, n.2, p.103-105 , 2001.
ALVES, A.J.S; GONÇALVES , V.S.P; FIGUEIREDO, V.C.F., LÔBO, J.R., BAHIENSE, L., AMAKU, M., FERREIRA, F., FERREIRA NETO , J.S., DIAS, R.A. Situação epidemiológica da brucelose bovina no Estado da Bahia. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária Zootecnia , v .61, supl.l , p.6-13, 2009 .