AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DA VENDA DE PESCADO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA

Autores

  • Michelle Costa e SILVA Faculdade Terra Nordeste (FATENE)
  • Daniel Moraes BARROS Faculdade Terra Nordeste (FATENE)
  • Emilia de Castro SOARES Faculdade Terra Nordeste (FATENE)
  • Brena Kelly do Nascimento PAIVA Faculdade Terra Nordeste (FATENE)
  • Gabriel Magalhães da COSTA Faculdade Terra Nordeste (FATENE)

Palavras-chave:

Peixes, Higiene, Concervação

Resumo

O consumo de pescado tem aumentado muito nos últimos anos no Brasil, principalmente na região Nordeste. Apesar do grande comércio de pescado na região do município de Caucaia no Ceará, não se conhece sobre a qualidade do pescado vendido nessa localidade, condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias dos pontos de venda de pescado em Caucaia, assim como as características de frescor desse produto comercializado nesse município. Foram visitados 22 postos de venda de pescado (3 no centro de Caucaia e 19 barracas de praia). Observou-se que os pontos de vendas localizados tanto no centro urbano quanto na região praiana não obedeciam ao binário tempo de prateleira-temperatura e não apresentavam infraestruturas adequadas de conservação, onde 50% dos estabelecimentos visitados não dispunham de saneamento básico. Todos os locais de comercialização de pescado do município não seguiam às normas de boas práticas de manipulação e higiene. Além disso, o pescado comercializado apresentava características fora dos padrões de qualidade para consumo. Diante disso, pode-se concluir que os estabelecimentos que comercializam pescado no município de Caucaia apresentam condições inadequadas de manipulação e conservação dos produtos, caracterizando-se como um risco potencial à segurança alimentar dos consumidores.

Referências

ADAMS, M.; MOTARJEMI, Y. Organização Mundial da Saúde: Segurança básica dos alimentos para profissionais de saúde. 1ª ed., São Paulo: Roca, 2002. 128p.

ALVES, A.X.; DIAS, B.C.B.; DOS SANTOS, J.C.M; FONTES, V.B; CORDEIRO, C.A.M. Análise descritiva das condições higiênico-sanitárias na comercialização de pescados do município de Castanhal-Pará. Congresso técnico científico da engenharia e da agronomia contecc’2017 Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. 8 - 11 de agosto. Belém/PA. 2017.

BRASIL, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Portaria n° 185, de 13 de maio de 1997. Aprova o Regulamento sobre Técnico de Identidade e Qualidade de Peixe Fresco (Inteiro e Eviscerado) e seus Anexos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p.10282, 19/05/1997. Seção 1.

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria n° 326-SVS/MS de 30 de julho de 1997. Aprova o regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.

CARELLE, A.C; CÂNDIDO, C.C. Manipulação e higiene dos alimentos, 2ª ed., São Paulo: Érica, 2014. 168p.

DA SILVA, M.L.; MATTÉ, G.R; MATTÉ, M.H. Aspectos sanitários da comercialização de pescado em feiras livres da cidade de São Paulo, SP/Brasil. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v.67, n.3, p.208-214, 2008.

EVANGELISTA, B.; DAMACENA, S.S; CARDOSO, L.G; MARQUES, V.F; SILVA, I.P. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v.11, n.1, p.60-74, 2017.

GERMANO, P.M.L.; GERMANO, M.I.S. Sistema de gestão: qualidade e segurança dos alimentos. Barueri, 7ª ed., SP: Manole, 2013. 37p.

LOURENÇO, H.M.; CARDOSO, C.; AFONSO, C. “Avaliação de riscos de contaminantes químicos inorgânicos em pescado” Riscos e Alimentos, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica - ASAE, n.4, p.7-10, 2012. Disponível em www.asae.pt

MARCHI, D.M.; BAGGIO, M.; TEO, C.R.P.A.; BUSATO, M.A. Ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina, Brasil, no período de 1995 a 2007. Epidemiologia Serviço de Saúde, Brasília, v.20, n.3, p.401-407, 2011.

OLIVEIRA, E.R.N.; VIEGAS, E.M.M. Qualidade do Pescado. In: RANZANI-PAIVA, M.J.T.; TAKEMOTO, R.M.; LIZAMA, M.A.P. Sanidade de Organismos Aquáticos. 1a ed., São Paulo: Livraria Varela. Parte VI. Cap 21, 2004. p.415-426.

PEREIRA, D.S.; JULIÃO, L.; SUCASAS, L.F.A.; SAWAY da SILVA, L.K.; GALVÃO, J.A.; OETTERER, M. Boas práticas para manipuladores de pescado: O pescado e o uso do frio. 1a ed., GETEP: Piracicaba, 2009. 20p.

PINTO, L.Í.F; BORGES, J.M; ABREU, M.M; CASTRO, A.S.; DE ALENCAR, G.R.R; FEITOSA, R.G.N. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Avaliação das condições higiênico-sanitárias das bancas de comercialização de peixe no mercado do peixe na cidade de Teresina-PI, p.1-7, 2012.

Downloads

Publicado

2022-11-19

Como Citar

SILVA, M. C. e .; BARROS, D. M. .; SOARES, E. de C. .; PAIVA, B. K. do N. .; COSTA, G. M. da . AVALIAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DA VENDA DE PESCADO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA. Ciência Animal, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 1–08, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/9584. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais