EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE COMPORTAMENTO DE SERPENTES EM TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO CARIRI CEARENSE

Autores

  • Thayná Moura Nobre Alves JUSTO Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Bianca Moraes de OLIVEIRA Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Isaac Bruno Silva SOBREIRA Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Raniele Santos SANTANA Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Sintyalins Gonçalves FAÇANHA Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Tainá Marques BERTUZZI Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Francisco Nascimento PEREIRA JÚNIOR Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palavras-chave:

Comportamento, educação ambiental, cobras

Resumo

No Brasil existem mais de 412 espécies de cobras, cada uma com sua importância para o ecossistema. Medo, principalmente decorrente da falta de conhecimento, faz com que esses animais sejam grandes alvos de maus-tratos por parte do homem. O Grupo de Estudos em Animais Silvestres da Universidade Federal do Cariri (GEAS UFCA) realizou um Estudo Ambiental Atividade educativa com alunos do Ensino Médio de uma escola pública da região do Cariri cearense, visando desmistificar o comportamento das cobras e contribuir para a sua preservação. A ação utilizou vídeo educativo e um jogo, provando ser eficaz.

Referências

CALIXTO, J.B. The role of natural products in modern drug discovery. Academia Brasileira

de Ciências, p.e20190105, 2019. http//: doi.org/10.1590/0001-3765201920190105.

DE OLIVEIRA, J.N.; DOS SANTOS, L.J.O.G.; CARVALHO, D.S.; DE OLIVEIRA, A.S.;

PANIAGUA, C.E.S. Gamificação: uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-

aprendizagem de ciências naturais e educação ambiental na perspectiva da Ciência, Tecnologia,

Sociedade e Ambiente (CTSA). Brazilian Journal of Health Review, v.6, n.2, p.5554–5564,

DUARTE, A.D.; DA SILVA, D.C.S.; DOS SANTOS, J.C.C.; SINESIO, E.P.; DE ANDRADE

FILHO, F.J.C. Gamificação como ferramenta de apoio no ensino de práticas na Educação

Ambiental. Journal of Environmental Analysis and Progress, v.5, n.4, p.398–404, 2020.

FERREIRA, EG.S.; LIMBERGER, D.C.H. Vídeo-documentário como ferramenta

sensibilizadora de educação ambiental, nos Butiazais de Tapes (RS). Revista Eletrônica

Científica da UERGS, v.3, n.4, p.764-775, 2017.

KAPP, K.M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based methods and

strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer. Revista Conjectura: Filosofia e

Educação, v.18, n.1, p.201-206, 2012.

LOREZON, D.; SCHEID, N.M.J.; SOARES, B.M. Os filmes e os estudos de Educação

Ambiental. Ponta Grossa: Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia,

MAKASHVILI, M.; KAISHAURI, N.; AZMAIPARASHVILI, T. The Role of Knowledge in

Overcoming Snake Fear. Procedia. Social and Behavioral Sciences, v.152, p.184–187, 2014.

MOURA, M. R.; COSTA, H.C.; SÃO-PEDRO, V.A.; FERNANDES, V.D.; FEIO, R.N.O

relacionamento entre pessoas e serpentes no leste de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Biota

Neotropica, v.10, n.4, p.133–141, 2010.

NOGUEIRA, C.C.; ARGÔLO, A.J.S.; ARZAMENDIA, V.; AZEVEDO, J.A.; BARBO, F.E.;

BÉRNILIS, R.S.; BOLOCHIO, B.E.; BORGES-MARTINS, M.; BRASIL-GODINHO, M.;

BRAZ, H.; BUONONATO, M.A.; CISNEROS-HEREDIA, D.F.; COLLI, G.R.; COSTA, H.C.;

FRANCO, F.L.; GIRAUDO, A.; GONZALEZ, R.C.; GUEDES, T.; HOOGMOED, M.S.;

MARQUES, O.A.V.; MONTINGELLI, G.G.; PASSOS, P.; PRUDENTE, A.L.C.; RIVAS,

G.A.; SANCHEZ, P.M.; SERRANO, F.C.; SILVA, N.I.; STRÜSSMAN, C.; VIEIRA-

ALENCAR, J.P.S.; ZAHER, H.; SAWAYA, R.J.; MARTINS, M. Atlas of Brazilian snakes.

Verified point-locality maps to mitigate the Wallacean shortfall in a megadiverse snake fauna.

South American Journal of Herpetology, v.14, n.1, p.1–274, 2019.

PINHEIRO, L.T.; RODRIGUES, J.F.M.; BORGES-NOJOSA, D.M. Formal education,

previous interaction and perception influence the attitudes of people toward the conservation of

snakes in a large urban center of northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology and

Ethnomedicine, v.12, n.25, p.1-7, 2016.

PONTES, B.E.S.; SIMÕES, C.R.M.A.; VIEIRA, G.H.C.; ABÍLIO; F.J.P. Serpentes no

Contexto da Educação Básica: Sensibilização Ambiental em uma Escola Pública da Paraíba.

Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.7, p.79-99, 2017.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

JUSTO, T. M. N. A.; OLIVEIRA, B. M. de; SOBREIRA, I. B. S.; SANTANA, M. R. S.; FAÇANHA, S. G.; BERTUZZI, T. M.; PEREIRA JÚNIOR, F. N. EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE COMPORTAMENTO DE SERPENTES EM TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO CARIRI CEARENSE. Ciência Animal, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 17–20, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/14352. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resumo Expandido - Artigos Originais