DÉFICIT DE MEMÓRIA EM RATOS SUBMETIDOS À INDUÇÃO A DOENÇA DE ALZHEIMER POR INFUSÃO INTRACEREBRAL DE B-AMILOIDE1-42

Autores

  • Francisco Sérgio Lopes Vasconcelos Filho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Roberta Cristina da Rocha-e-Silva Universidade Federal do Ceará
  • Daiana Suely Peixoto Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Vitor Viana da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Paula Matias Soares Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Janaína Serra Azul Monteiro Evangelista Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Placas neuríticas, Comprometimento cognitivo, Cirurgia estereotáxica

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) foi estabelecida como a demência neurodegenerativa, que leva ao declínio cognitivo progressivo e irreversível, perda de memória, atenção e julgamento. É caracterizada por lesões moleculares resultantes do acúmulo de placas neuríticas carregadas de 13-amiloide e emaranhados neurofibrilares causando danos oxidativos e inflamatórios. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem e a memória de ratos sete dias após infusão de 13-amiloide1-42. O 13-amiloide1-42 foi preparado em proteína salina (1ug/uL) e incubado a 37 ºC por três dias para formação do agregado. Os animais foram anestesiados com a combinação de cetamina (100 mg/kg) e xilazina (10 mg/kg) por via intraperitoneal, e fixados por via estereotáxica. O agregado foi infundido diretamente no hipocampo (SUL bilateralmente) nas coordenadas, AP: -3,5 mm; LL: ± 2,0 mm; DV: -3,5. A aprendizagem e a memória foram avaliadas usando o labirinto aquático de Morris. O aparelho consiste em um tanque de água circular (120 cm de diâmetro e 60 cm de altura) com uma plataforma de escape (12,5 cm de diâmetro e 38 cm de altura) posicionada invisível aos camundongos 2 cm abaixo do nível da água. O tanque foi dividido por linhas imaginárias (N, S, L e O) em quatro quadrantes (1, 2, 3 e 4) e identificados pelos mesmos símbolos geométricos, que permaneceram os mesmos durante todo o estudo. Os animais foram colocados de frente para as formas geométricas e o tempo de exaustão medido durante quatro dias consecutivos (treinamento). No quinto e último dia foi levado para a plataforma de escape e computado o tempo total de residência no quadrante alvo (teste). O tempo máximo para cada passo foi de 60s. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) pelo número 2542310/2015. Para análise da aprendizagem foi utilizado o teste ANOVA two way com pós-teste de Bonferroni. Para verificar diferenças na memória entre os grupos foi utilizado o teste t de Student. Foi adotado o nível de significância de p < 0,05. Os resultados não mostram diferença na aprendizagem dos animais infundidos com 13-amiloide1-42 em comparação ao grupo Sham (Sham dia 1=11,2±4,9; 2=7,5±5,1; 3=6,67±4,8; 4=7,8±4,1; Alzheimer dia 1=12,9±4,0; 2=8,1±3,4; 3=5,7±2,1; 4=8,9±4,5), possivelmente causada por mecanismos compensatórios, pois o DA inicia-se com comprometimento cognitivo leve (CCL) e não apresentou sintomas como afasia, apraxia e agnosia. Entretanto, o teste de memória mostrou declínio acentuado no tempo de latência (memória) nos animais (latência de escape Sham=25,2±3,8; Alzheimer= 15,8±3,7 p<0,0001), sugerindo que o agregado é capaz de bloquear rapidamente o mecanismo de formação de novas memórias, alterando a plasticidade sináptica, além de descontinuar a função sináptica já após sete dias de infusão. Não obstante, o acúmulo de Ar.. interrompe a liberação correta do neurotransmissor devido à estimulação do receptor pré-sináptico. Portanto, conclui-se que a infusão de A13 1-42 foi capaz de diminuir a memória sete dias após a infusão sem alterações significativas no aprendizado.

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

VASCONCELOS FILHO, F. S. L.; ROCHA-E-SILVA, R. C. da; PEIXOTO, D. S.; COSTA, V. V. da; SOARES, P. M.; EVANGELISTA, J. S. A. M. DÉFICIT DE MEMÓRIA EM RATOS SUBMETIDOS À INDUÇÃO A DOENÇA DE ALZHEIMER POR INFUSÃO INTRACEREBRAL DE B-AMILOIDE1-42. Ciência Animal, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 23–26, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/13880. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Resumo Expandido - Artigos Originais