CISTOTOMIA NO TRATAMENTO DA UROLITÍASE CANINA
Palavras-chave:
Urólito, cálculos vesicais, cistotomia, cãoResumo
A urolitíase tem grande relevância entre as afecções que acometem o trato urinário de cães. Os urólitos são mais comumente encontrados na bexiga e na uretra. Os sinais clínicos mais comuns são disúria, estrangúria e polaquiúria. A urolitíase é diagnosticada através da associação entre anamnese, exame clínico, sinais clínicos, exames de imagem, hematologia e exame de urina. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. A cistotomia compreende a técnica cirúrgica mais realizada nos casos de urolitíase. Este trabalho tem como objetivo relatar uma cistotomia para retirada de cálculos vesicais em um cão da raça Chow Chow de 2 anos de idade, atendido em uma clínica veterinária em Fortaleza. O procedimento cirúrgico transcorreu sem intercorrências, com remoção total dos cálculos urinários existentes. O animal recuperou-se bem e segue sem relato de obstruções urinárias até o presente momento da elaboração deste trabalho.Referências
LULICH, J.O.; OSBORNE, C.A.; BARTGES, J.W.; LEKCHAROENSUK, C. Distúrbios do trato urinário inferior dos caninos. In: ETTINGER, S.J.; FELDMAN, E.C. Tratado de medicina interna MACPHAIL veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. v.2, p.1841-1877.
, C.M. Cirurgia da Bexiga e da Uretra. In: FOSSUM, T.W. Cirurgia de Pequenos Animais. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, p.735-779.
NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Urolitíase canina e felina. In: NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. p.607-616.
SOUSA, L.C. Urolitíase canina. 2008. 85p. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Castelo Branco, Goiânia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.