ENTRE O ANALFABETISMO E O “REGRESSO DA SENSIBILIDADE”

O DESAFIO DE ABORDAR A LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

História e Literatura, Ensino de História, Analfabetismo, Educação Estética, Sensibilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar a abordagem da Literatura como metodologia no Ensino de História com a finalidade de possibilitar elementos de educação estética e auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes da Educação Básica. A presente pesquisa foi motivada a partir das minhas experiências em sala de aula, após a pandemia do Covid-19, que gerou um período de isolamento social e o consequente fechamento de escolas, optando-se pelo ensino remoto emergencial para o qual os professores e estudantes não estavam preparados, o que acabou tornando mais evidente os “riscos” de analfabetismo. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, com a contribuição de autores como João Francisco Duarte Júnior, Dante Augusto Galeffi, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Selva Guimarães, entre outros. Podemos perceber que apesar dos desafios enfrentados em sua abordagem, a Literatura no ensino de História possibilita ir contra aquela ordem estabelecida pelo pensamento Iluminista, da produção de um conhecimento centrado numa razão sem interferência dos sentidos, pois permite explorar a natureza mista do sujeito, defendida pelo filósofo e historiador Schiller, que não é apenas razão, mas também sensibilidade.

Biografia do Autor

Luciana Abrantes Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Luciana Abrantes Nobre, paraibana, natural de Sousa; possui Licenciatura em História e Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É também especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Faculeste. Pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPEFE) com experiência nas áreas de História, Literatura, Filosofia da Arte, Teoria Crítica e Educação. Atualmente é mestranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

ABRANTES NOBRE, L. ENTRE O ANALFABETISMO E O “REGRESSO DA SENSIBILIDADE”: O DESAFIO DE ABORDAR A LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA. CENTÚRIAS - Revista Eletrônica de História, Limoeiro do Norte, v. 3, n. 6, p. 36–51, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/centurias/article/view/15592. Acesso em: 9 jul. 2025.