ENTRE O ANALFABETISMO E O “REGRESSO DA SENSIBILIDADE”
O DESAFIO DE ABORDAR A LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
História e Literatura, Ensino de História, Analfabetismo, Educação Estética, SensibilidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar a abordagem da Literatura como metodologia no Ensino de História com a finalidade de possibilitar elementos de educação estética e auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes da Educação Básica. A presente pesquisa foi motivada a partir das minhas experiências em sala de aula, após a pandemia do Covid-19, que gerou um período de isolamento social e o consequente fechamento de escolas, optando-se pelo ensino remoto emergencial para o qual os professores e estudantes não estavam preparados, o que acabou tornando mais evidente os “riscos” de analfabetismo. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, com a contribuição de autores como João Francisco Duarte Júnior, Dante Augusto Galeffi, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Selva Guimarães, entre outros. Podemos perceber que apesar dos desafios enfrentados em sua abordagem, a Literatura no ensino de História possibilita ir contra aquela ordem estabelecida pelo pensamento Iluminista, da produção de um conhecimento centrado numa razão sem interferência dos sentidos, pois permite explorar a natureza mista do sujeito, defendida pelo filósofo e historiador Schiller, que não é apenas razão, mas também sensibilidade.
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