Solução compósita e solução hidráulica
um diálogo sobre técnicas de açudagem e irrigação no combate à seca no Ceará
Palavras-chave:
Seca, Solução Compósita, Solução HidráulicaResumo
A região semiárida do Nordeste brasileiro é marcada por uma constante luta contra a seca e seus efeitos devastadores. Ao longo dos séculos, diversas estratégias foram desenvolvidas para enfrentar esse desafio e proporcionar a convivência sustentável com o clima árido. Duas dessas importantes abordagens são a Solução Compósita, também conhecida como técnica de açudagem, e a Solução Hidráulica, técnica que envolve o uso da irrigação como meio para enfrentar desafios hídricos e promover o desenvolvimento agrícola. Este artigo tem como objetivo analisar e comparar a eficácia, as características e as implicações sociais, econômicas e ambientais da Solução Compósita e da Solução Hidráulica no contexto do Nordeste brasileiro. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, combinando aspectos históricos, técnicos e socioeconômicos, busca-se compreender como essas duas estratégias contribuíram para a superação da seca e para o desenvolvimento da região.
Referências
ANTUNES, R. (1999). Os sentidos do trabalho: Ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, SP: Boitempo.
BRASIL. Ministério do Interior. Grupo Executivo de Irrigação para o Desenvolvimento Agrícola – GEIDA. Programa Plurianual de Irrigação (PPI). Volume 4, Brasília: MINTER, 1971.
BURSZTYN, Marcel. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1984.
CALLADO, Antônio. Os industriais da sêca e os “galileus” de Pernambuco: aspectos da luta pela reforma agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960.
CANDIDO, ANTONIO. (1964), Os parceiros do Rio Bonito Rio de Janeiro, José Olympio Editora (Coleção Documentos Brasileiros).
CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Estudo da oferta hídrica superficial na região Nordeste do Brasil. 2020.
FURTADO, Celso. Seca e Poder: entrevista com Celso Furtado. 1. ed. São Paulo: [s. e.} 1998.
CONH, Amélia. Crise regional e planejamento: o processo de criação da
SUDENE. 2ª Ed. São Paulo, Perspectiva, 1978.
DELGADO, G. da C. Capital financeiro e agricultura no Brasil: 1965-1985. São Paulo: Ícone: Campinas, UNICAMP. 1985.
DINIZ, Aldiva Sales. “A intervenção do Estado e as relações de poder na construção dos perímetros irrigados do Nordeste”. In: Revista Casa da Geografia, Sobral, v. 1, p. 81-90, 1999
EVES, Frederico de Castro. A seca na história do Ceará. In: SOUZA, Simone (org.). Uma
nova história do Ceará. 2. ed. rev. e atual. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2002. p. 76-102.
FURTADO, Celso. Obra autobiográfica. Editora Companhia das Letras, 2014.
GASPAROTTO, Alessandra. Companheiros Ruralistas: Mobilização patronal e atuação política da Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (1959-1964). Porto Alegre: Tese de doutorado/UFRGS, 2016.
Geertz, Clifford. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa.” A interpretação das culturas (1978): 278-321.
GOMES, Gustavo Maia. Política de irrigação no Nordeste: intenções e resultados. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro 9(2): 411-466, ago. 1979.
GUERRA, Paulo de Brito. A Civilização da Seca. Fortaleza: DNOCS, 1981
GUERRA, Paulo de Brito. Evolução e problemas da irrigação no Nordeste in Boletim Técnico DNOCS, Fortaleza, 28(2) : 1-28, jul/dez 1970.
LIMA, Aline Silva. Um projeto de combate as secas: os engenheiros civis, as obras públicas na Inspetoria de Obras Contra as Secas-IOCS e a construção do Açude Tucunduba (1909-1919). 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade
Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-Ce, 2010.
LIMA, Glaudênia Peixoto. A produção do território no perímetro irrigado Curu-Pentecoste. 2005. Tese de Doutorado. Dissertação Mestrado Acadêmico em Geografia) Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia. Fortaleza.
LOPES, Antonio Rios. Execução de pequenas Obras de Irrigação in Boletim Técnico DNOCS, Fortaleza, 28(2) : maio, 1960.
MENDES, Virzângela P. S.. OS PROJETOS DE VIDA DA JUVENTUDE DO PERÍMETRO CURU-PARAIPABA: entre o sonho e a realidade. Fortaleza: UECE, 2011 (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade).
MOLLE, F. Marcos históricos e reflexões sobre a açudagem e seu aproveitamento. Recife: SUDENE, DGP, PRN, HME, 1994.
MONTEIRO, Renata Felipe. “Um monumento ao Sertão: ciência, política e trabalho na construção do açude Cedro” (1884-1906).” (2012).
PALHETA, Iraci Gomes de Vasconcelos et al. As políticas de irrigação no Nordeste: uma análise crítica. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo: USP, v. 5, p. 39-46, 1991.
QUEIROZ, Maria de Fátima. Impacto socioeconômico do cooperativismo nos perímetros irrigados do Dnocs: o caso das cooperativas do perímetro irrigado Curu-Paraipaba. Fortaleza: UFC, 1992 (Dissertação de Mestrado em Economia Rural).
SANTOS, Maria Penha dos. As Comissões Científicas da Inspetoria de Obras Contra as Secas na gestão de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (1909-1912). Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003, p.13.
SANTOS, Milton, 1926-2001 A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1)
SOBRINHO, Tomaz Pompeu. História das Secas (Século XX). 2a ed. Editora A. Batista Fontenele, Fortaleza – Ceará, 1953.
SOUSA, Manoel Fernandes de Política e seca no Ceará - Um projeto de desenvolvimento para o Norte (1869 - 1905) 2009.
SCHULTZ, T. W. A transformação da agricultura tradicional. EUA: Connecticut, 1964.
SORJ, Bernardo. Estado e classes sociais na agricultura brasileira. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
THOMPSON, Edward P. Tempo, disciplina do trabalho e capitalismo contemporâneo, in: Costumes em comum / E. P. Thompson; revisão técnica Antônio Negro, Cristina Maneguello, Paulo Fontes, – São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
VIEIRA, Luiz. Contribuição para o estudo dos sistemas de irrigação no Nordeste in Boletim da IFOCS, Fortaleza, 1934 volume 1
VIEIRA, Washington Luiz Peixoto. A irrigação no Nordeste: Uma abordagem histórica do perímetro irrigado Icó-Lima Campos. 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
WEBER, Regina. Pesquisas sobre migrações e etnicidade. conhecimento sobre identidades coletivas. História .online.. 2018, vol.37.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Hugo Sousa de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.