PROPOSTAS DE SEÇÕES TEMÁTICAS PARA O ANO DE 2027

2026-05-22

Educação histórica antirracista: novos olhares para velhos problemas

 

Proponentes: 

Ms. José Eduardo da Silva Braga
esbragga@gmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Dra. Luciana Meire Gomes Reges
lucianamgreges@gmail.com
Currículo Lattes
ORCID

 

Resumo:

Este dossiê tem como objetivo central fomentar reflexões e debates acerca da importância do ensino de história como ferramenta fundamental na promoção da equidade racial e na desconstrução do racismo estrutural e estruturante. Partindo da premissa de que o ensino de história, sobretudo a partir do recorte da história e cultura afro-brasileira e africana, é capaz de desvelar as raízes e consequências do racismo, o dossiê pretende reunir artigos que abordem práticas docentes, experiências educativas e pesquisas que busquem ampliar o conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena, bem como problematizar a narrativa hegemônica eurocêntrica que ainda  permeia os currículos escolares. Dessa forma, almeja-se contribuir para a construção de uma educação antirracista, que promova a valorização da diversidade étnico-racial e a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua identidade e história, combatendo assim as formas de discriminação e exclusão presentes na sociedade contemporânea.

 

Início do período de recebimento de trabalhos: 11 de agosto de 2026

Prazo final para submissão: 11 de outubro de 2026

Previsão para publicação: Fevereiro de 2027

________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                        ***

História Ambiental em perspectiva: diálogos transnacionais, conflitos e (re)construção de territórios

 

Proponentes:

Prof. Dr. Diego Estevam Cavalcante (Universidade Estadual do Ceará)
diego.estevam@uece.br
Currículo Lattes
ORCID
Prof. Dr. Alberto Rafael Ribeiro Mendes(Secretaria de Educação do Estado do 
Ceará/Seduc)
lilia.rafael@yahoo.com.br
Currículo Lattes
ORCID

 

Justificativa:

A História Ambiental consolidou-se nas últimas décadas no Brasil e no restante do globo como um campo dinâmico e interdisciplinar, capaz de articular saberes das ciências humanas e naturais a fim de compreender as complexas relações entre sociedades e seus ambientes ao longo do tempo. Em um contexto global de crise climática, perda de biodiversidade e acirramento de conflitos socioambientais, revisitar criticamente essas interações torna-se urgente. Este dossiê busca congregar pesquisas inovadoras que ampliem o debate para além das narrativas tradicionais, enfatizando perspectivas transnacionais e comparativas, focalizada em análises que atravessam fronteiras políticas, explorando fluxos ecológicos, trocas de espécies e ideias ambientais; conflitos e justiça ambiental, congregando estudos sobre disputas por recursos, direitos territoriais e resistências de comunidades tradicionais, indígenas e camponesas; e, por fim, mas não menos importante, a construção e desconstrução de territórios, incentivando os pesquisadores a compartilhar suas investigações sobre como percepções, políticas e práticas moldaram (e foram moldadas por) paisagens, ecossistemas e territórios. A proposta visa contribuir com a já vasta produção nacional e internacional na área de História Ambiental, ao mesmo tempo quem busca dar visibilidade à coletâneas que  integrem de forma sistemática estudos de caso empíricos com debates teórico metodológicos atualizados, conectando a produção brasileira e latino-americana com discussões globais.

Objetivos:

  • Reunir artigos inéditos que representem o estado da arte da pesquisa em História  Ambiental, com especial atenção ao contexto do Sul Global.
  • Fomentar o diálogo interdisciplinar entre história, geografia, antropologia, ecologia política, sociologia ambiental e direito ambiental.
  • Explorar novas fontes e metodologias de pesquisa (como SIG históricos, análise de imagens de satélite, história oral, etnohistória).
  • Problematizar categorias como “natureza”, “desenvolvimento”, “conservação” e “risco” em sua dimensão histórica.
  • Contribuir para a formação de novas gerações de pesquisadores, oferecendo um panorama diversificado de abordagens e temas

 

Início do período de recebimento de trabalhos: 01 de fevereiro de 2027

Prazo final para submissão: 30 de abril de 2027

Previsão para publicação: Setembro de 2027