SUBMISSÃO DOS ARTIGOS REFERENTES AO DOSSIÊ TEMÁTICO “NOVOS MUNDOS DO RENASCIMENTO ITALIANO”

2024-01-20

A CENTÚRIAS – Revista Eletrônica de História, anuncia, por meio do presente comunicado, a abertura do período de submissão dos artigos que irão compor o Dossiê “Novos mundos do Renascimento Italiano”, organizado pelas professoras Drª. Fernanda Elias Zacarelli Salgueiro (USP) e Drª.  Natália Tavares Campos (UFMG). O prazo final para a entrega dos artigos será no dia 30 de abril. A publicação do Dossiê está prevista para o mês de julho deste ano de 2024.

 

Resumo da proposta:

A época em que os estudos sobre o Renascimento renasceram deixou neles sua marca. Questões como o do lugar da mulher na cidade renascentista ou a respeito do que estas mulheres pensavam e escreviam demandaram olhares renovados para o passado. Diante de indagações, campos e objetos de estudo pouco explorados, novos mundos do Renascimento nos interrogam e desafiam nossa compreensão. Isto é verdade na Europa e nos Estados Unidos, mas também no Brasil, onde a onda de pesquisas sobre o Renas-cimento chegou junto com a redemocratização e só fez se intensificar nos últimos vinte anos. Basta notar que em 1987 o banco de teses da CAPES registrava 3 dissertações e teses sobre o tema, em 2020, foram 78. O objetivo deste dossiê é proporcionar a análise e discussão de novas leituras sobre o Renascimento Italiano, cobrindo contextos e ideias que vão de Leonardo Bruni e Coluccio Salutati aos neoestóicos do fim do século XVI. Entre estes dois limiares tem-porais, um espaço considerável será dedicado às análises sobre Nicolau Maquiavel e sua época.

 

Aproveitando o ensejo, comunicamos também que  continuaremos recebendo artigos livres em fluxos contínuos, ao longo do ano.

 

Atenciosamente, Equipe Editorial da Centúrias – Revista Eletrônica de História.