O argumento da alma-harmonia no Fédon de Platão

Autores

  • Renan Soares Esteves Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Pedro Henrique Araújo Santiago Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Platão. Fédon. Imortalidade da alma. Argumento da Alma-Harmonia.

Resumo

O diálogo de Platão, chamado Fédon, conclui a tetralogia dos diálogos platônicos acerca do julgamento e da morte de Sócrates. Neste diálogo, o tema central é a discussão acerca da imortalidade da alma, sendo propostos quatro argumentos em sua defesa. O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar, em detalhe, uma objeção colocada pelo personagem Símias ao terceiro argumento apresentado por Sócrates. Esta objeção ficou conhecida como o Argumento da Alma-Harmonia. Inicialmente, são expostas temáticas presentes no referido diálogo, como a relação do filósofo com a morte e os três argumentos iniciais a favor da imortalidade da alma. Em seguida, é feita a análise da referida objeção, tendo como base os comentários de Ricardo Salles (2017).

 

Biografia do Autor

Renan Soares Esteves, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Filosofia/ Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição na linha de Filosofia da Linguagem e do Conhecimento. Bolsista/ CAPES. Membro do Grupo de Estudos Filosofia, Metafísica e Cognição da UFC. Tem interesse nas áreas de Lógica, Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente e Ética Aplicada. E-mail: renan.soares.e@gmail.com.

Pedro Henrique Araújo Santiago, Universidade Estadual do Ceará - UECE. Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Filosofia/ Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de Filosofia da Linguagem e do Conhecimento. Bolsista/CAPES. Membro do Grupo de Estudos Platônicos da UFC. Tem interesse na área de Filosofia Antiga, com ênfase em Ontologia, Epistemologia e Linguagem. E-mail: pedro_010994@hotmail.com.

 

Referências

APOLLONI, David. Plato’s Affinity Argument for the Immortality of the Soul. Journal of the History of Philosophy, Vol. 34, Number 1, pp. 5-32, 1996.

BARROS, Francisco de Assis Nogueira. Fédon de Platão: Argumentos sobre a Imortalidade da Alma e Tradução Parcial / Francisco de Assis Nogueira Barros; orientador Daniel Rossi Nunes Lopes. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. – São Paulo, 2018.

ELTON, Matthew. The Role of the Affinity Argument in the Phaedo. Phronesis, Vol. 42, Issue 3, Leiden, 1997.

PLATÃO, Fédon / introdução, versão do grego e notas de Maria Teresa Schiappa de Azevedo, Livraria Minerva, Coimbra, 1988.

SALLES, Ricardo. Soul as Harmony in Phaedo 85e–86d and Stoic Pneumatic Theory. In: HARTE, V. & WOOLF, R. Rereading ancient philosophy: Old Chestnuts and Sacred Cows. New York: Cambridge University Press, 2017.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Esteves, R. S., & Santiago, P. H. A. (2024). O argumento da alma-harmonia no Fédon de Platão. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 250–261. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13969