A função revolucionária da mulher a partir de Herbert Marcuse
Palavras-chave:
Herbert Marcuse. Emancipação Feminina. Novo Princípio de Realidade.Resumo
O objetivo deste artigo será apresentar a mulher como força revolucionária, como um movimento político de contestação necessário para um novo princípio de realidade. Como referência principal utilizamos o ensaio Marxismo e Feminismo, onde Herbert Marcuse reconhece as potencialidades do movimento das mulheres e propõe uma possibilidade de existência de uma nova sociabilidade, ou seja, um surgimento de um novo princípio de realidade o qual se faz necessário para emancipação feminina, onde seria superado as relações sociais e individuais do ser humano. Para Marcuse, a emancipação feminina não deve ser vista como uma utopia inatingível mas como uma luta política que tem todos os meios possíveis para acontecer que por mais difícil e doloroso que seja, é um processo necessário para o alcance de uma sociedade madura tanto para homens quanto para mulheres. A luta pela emancipação das mulheres, também é uma luta pela emancipação humana.
Referências
FREUD, Sigmund. O Mal-estar na civilização. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Tradução de Álvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015a.
MARCUSE, Herbert. O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. Tradução de Robespierre de Oliveira, Deborah Christina Antunes e Rafael Cordeiro Silva. São Paulo: Edipro, 2015b.
MARCUSE, Herbert. Um ensaio sobre a libertação. Tradução de Maria Ondina Braga. Lisboa: Livraria Bertrand, 1977.
MARCUSE, Herbert. Marxism and Feminism, Conferência, Universidade de Stanford, California 1974. Tradução: Adolfo Castañón y Daniel López Acuña.
MARCUSE, Herbert.Contra-revolução e revolta. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
OLIVEIRA, R. A teoria crítica como teoria da mudança social: O Marxismo de Marcuse. Em Marxismo e Ciências Humanas: leituras sobre o capitalismo num contexto de crise: ensaios em comemoração aos 15 anos de Crítica Marxista. Curitiba, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mikaelly Costa Jucá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.