O Problema do Bem e do Mal em Spinoza e Nietzsche: Para uma crítica dos valores morais
Palavras-chave:
Spinoza. Nietzsche. Bem. Mal. Moral.Resumo
Benedictus de Spinoza (1632-1677) e Friedrich Nietzsche (1844-1900) trataram de combater a concepção moral do mundo fundada num conceito absoluto e metafísico de Bem. A questão do Bem e Mal representa um interesse para ambos os filósofos. Tendo como referências as obras, Ética de Spinoza, e a Primeira dissertação da Genealogia da Moral de Nietzsche, o presente artigo tem como finalidade analisar os conceitos de bem e mal nas duas correntes filosóficas, e por fim, fazer uma relação desses dois autores. O resultado da pesquisa foi o seguinte: Spinoza, filósofo racionalista do século XVII, entendia bem e mal como modos do pensar humano que eram atribuídos para a comparação de coisas. Nietzsche, filósofo e filólogo do século XIX, analisou a moral de forma histórica-crítica e ver a relação bem e mal como jogos de interesses entre classes nobres e escravas onde há uma inversão de valores.
Referências
DURANT, Will. A História da Filosofia. Tradução de Luiz Carlos da Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Col. Os Pensadores).
FEITOSA, Cristiano Gomes. O que promove a Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche. Disponível em: <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall. asp?id_dh=10718>. Acesso em 7 de Out de 2013.
MARTINS, A.; SANTIAGO, H.; OLIVA, L. C. (Org.). As ilusões do eu, Spinoza e Nietzsche. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
NIETZSCHE, F. A Filosofia na Época Trágica dos Gregos. In: Nietzsche. Seleção de textos: Gérard Lebrun. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. Posfácio de Antônio Cândido. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).
NIETZSCHE, F. Para Além de Bem e Mal. In: Nietzsche. Seleção de textos: Gérard Lebrun. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. Posfácio de Antônio Cândido. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).
NIETZSCHE, F. Para a Genealogia da Moral. In: Nietzsche. Seleção de textos: Gérard Lebrun. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores).
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução bilíngue latim-português de Tomaz Tadeu. São Paulo: Autêntica, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Wagner Benevides Gomes , Henrique Lima da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.