Albert Camus:
o mito de Sisifo e suas correlações com o homem contemporâneo
Palavras-chave:
Contemporâneo. Absurdo. Camus. Suicídio. Revolta.Resumo
O presente artigo traça paralelos entre a obra O mito de Sísifo (1942) do filósofo e romancista franco-argelino Albert Camus (1913-1960) e os problemas vivenciados pelo homem contemporâneo, através da compreensão de termos como o Absurdo, o suicídio e a revolta, tentando estabelecer como o ser humano do século XXI não está tão distante do personagem da narrativa grega.
Referências
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Record, 1942.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Santana do Parnaíba, SP: Best Seller, 2010.
CAMUS, Albert. O homem revoltado. Rio de Janeiro: Record, 2017.
FONTES DE MENEZES BISPO, M.; SÁVIO ROSA, R. O mito de Sísifo: a decisão de viver ou suprimir a vida. Filosofando - Revista de filosofia da Uesb, [S. l.], v. 1, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2134.
PIMENTA, Danilo Rodrigues, A postura camusiana perante ao suicídio. Existência e Arte – Revista eletrónica do Grupo PET, ano VIII, número VII, 2012.
AZEVEDO, Pedro Israel Saraiva de. Do absurdo a revolta em Albert Camus. Dissertação de Mestrado. 2017. Universidade Federal do Ceará. Disponível em: < http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36348>.
SOUZA, Shirlene Rohr de. O homem sem identidade: reflexões sobre a esfera do trabalho. (2016). Revista ECOS, 6(1). Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/975>.
LINS, Rafael de Castro. Albert Camus: da angústia ao suicídio filosófico. (2017). Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 14(1). Recuperado de <https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/8357>.
BECHARA, Evanildo C. Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Carlos Guilherme da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.