A importância da biografia e da autobiografia para uma reflexão das ciências do espírito em Wilhelm Dilthey

Autores/as

  • Katarina Albuquerque de Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palabras clave:

Biografia. História. Autobiografia.

Resumen

Este trabalho tratará particularmente da biografia como trabalho científico no pensamento de Wilhelm Dilthey. Foram expostas categorias através das quais o pensador desenvolveu sua tese de fundamentação metodológica e epistemológica das ciências do espírito, que por sua vez são baseadas na compreensão enquanto apreensão de sentido. Para ele, a biografia é a manifestação mais aguda da relação entre a vida individual do homem e a história. Também será tratada, de modo mais pontual, a autobiografia como exercício excelente para a compreensão de vida daquele que se propõe refletir sobre seu próprio transcurso vital. A autobiografia aparece neste trabalho com a finalidade de fortalecer a tese de uma possibilidade de acesso à história através de experiências individuais.

Biografía del autor/a

Katarina Albuquerque de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda no curso de licenciatura em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará. Tem interesse em filosofia social e política, história da filosofia e hermenêutica. Atualmente pesquisa o autor Hans-Georg Gadamer e participa do grupo de pesquisa Filosofia Hermenêutica, Ética e Estética da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: katarinalima3@gmail.com.

Citas

AGOSTINHO. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

AVELAR, Alexandre Sá. “Escrita biográfica e escrita histórica no pensamento de Wilhelm Dilthey”. In: Dimensões, n. 38, 2017, pp. 120-142.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Trad. Marco Casanova. São Paulo: UNESP, 2010.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I - Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1999.

HODGES, Hebert Arthur. Wilhelm Dilthey an introduction. London: Routledge, 1944.

SÁ, Roberto Novais. “As contribuições de Dilthey para uma fundamentação hermenêutica das ciências humanas”. In: Boletim de interfaces da psicologia da UFRuralRJ, n. 1, 2009, pp. 38-43.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Albuquerque de Lima, K. (2024). A importância da biografia e da autobiografia para uma reflexão das ciências do espírito em Wilhelm Dilthey. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 238–249. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13963