A importância da biografia e da autobiografia para uma reflexão das ciências do espírito em Wilhelm Dilthey
Palabras clave:
Biografia. História. Autobiografia.Resumen
Este trabalho tratará particularmente da biografia como trabalho científico no pensamento de Wilhelm Dilthey. Foram expostas categorias através das quais o pensador desenvolveu sua tese de fundamentação metodológica e epistemológica das ciências do espírito, que por sua vez são baseadas na compreensão enquanto apreensão de sentido. Para ele, a biografia é a manifestação mais aguda da relação entre a vida individual do homem e a história. Também será tratada, de modo mais pontual, a autobiografia como exercício excelente para a compreensão de vida daquele que se propõe refletir sobre seu próprio transcurso vital. A autobiografia aparece neste trabalho com a finalidade de fortalecer a tese de uma possibilidade de acesso à história através de experiências individuais.
Citas
AGOSTINHO. Confissões. Trad. J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
AVELAR, Alexandre Sá. “Escrita biográfica e escrita histórica no pensamento de Wilhelm Dilthey”. In: Dimensões, n. 38, 2017, pp. 120-142.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Trad. Marco Casanova. São Paulo: UNESP, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I - Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1999.
HODGES, Hebert Arthur. Wilhelm Dilthey an introduction. London: Routledge, 1944.
SÁ, Roberto Novais. “As contribuições de Dilthey para uma fundamentação hermenêutica das ciências humanas”. In: Boletim de interfaces da psicologia da UFRuralRJ, n. 1, 2009, pp. 38-43.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Katarina Albuquerque de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.